Política

Globo prepara cobertura especial do segundo turno das eleições municipais

Cobertura acontecerá tanto na TV aberta como fechada

Publicado em 25/11/2020

Em 57 cidades brasileiras a escolha do novo prefeito será definida em segundo turno neste domingo, dia 29.

Como no primeiro, o jornalismo multiplataforma da Globo acompanha todos os detalhes dos últimos momentos das campanhas, a votação em todo o país e a marcha da apuração. Cobertura completa, ágil e confiável na TV Globo, na GloboNews e no G1.

Na segunda-feira (30), está de volta o Em Foco, comandado pela jornalista Andréia Sadi, no Edição das 10h, trazendo entrevistas com prefeitos eleitos.

Nesta sexta-feira (27), a Globo transmite, logo após a novela A Força do Querer, debates entre os candidatos que chegaram ao segundo turno. Em São Paulo, o mediador será César Tralli, e no Rio de Janeiro, Ana Paula Araújo.

Os encontros das duas praças também serão exibidos na GloboNews e no G1. Nas cidades onde não houver debate, a TV Globo reapresenta, no Globo Repórter, a viagem cheia de aventuras de Glória Maria a Macau, na China. 

De olho nas urnas

Para o domingo de votação, a TV Globo terá uma programação especial. A partir das 7h, os intervalos terão flashes ao vivo, com as últimas informações sobre a votação. No Rio, Flávio Fachel e Silvana Ramiro, com o apoio do Globocop, apresentam os boletins especiais às 6h55 e às 8h55; e Mariana Gross atualiza as informações às 12h55, 14h40 e 17h05.

Após o encerramento da votação, Ana Luiza Guimarães apresenta as primeiras parciais da eleição carioca. Em São Paulo, Rodrigo Bocardi traz as notícias da manhã, enquanto Fábio Turci e Alan Severiano apresentam os boletins da tarde e pós-votação, respectivamente. 

Por causa das eleições, não haverá jogos do Campeonato Brasileiro no domingo. Na tarde da TV Globo, a Temperatura Máxima traz o sucesso Capitão América: Guerra Civil, estrelado por Chris Evans, Robert Downey Jr, Scarllett Johansson e dirigida pelos irmãos Joe e Anthony Russo.

Na sequência, entra em cena o Domingão do Faustão. Assim que os primeiros resultados forem divulgados, William Bonner e Renata Lo Prete iniciam a apresentação da Marcha da Apuração em boletins especiais e no Fantástico.

Enquanto isso, na TV paga…

A sexta-feira pré-votação na GloboNews tem mais uma edição do Papo de Política – Eleições no Edição das 16h. Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho analisam o cenário político e como os resultados das urnas podem influenciar os próximos quatro anos.

À noite, a GloboNews terá três sinais entre 22h e 1h. A primeira parte do Central das Eleições começa às 22h, meia hora antes dos debates de Rio de Janeiro e São Paulo. A segunda, às 23h40, logo após o evento.

Christiane Pelajo, Natuza Nery e Júlia Duailibi analisam a disputa paulista; enquanto Octavio Guedes, Andréia Sadi, Flávia Oliveira, Miriam Leitão, Merval Pereira e Fernando Gabeira falam sobre o desempenho dos candidatos cariocas. Para o restante do país, haverá uma edição especial do Jornal das Dez

No sábado (28), a partir das 18h, o Central das Eleições traz previsões, análises e as últimas pesquisas. No domingo, desde 6h, o canal mostra a movimentação em cidades com segundo turno.

A partir das 17h, César Tralli e um time de comentaristas trazem os números atualizados da apuração no telão interativo, os resultados finais e como fica o mapa político em todo o Brasil. E na segunda-feira, dia 30, está de volta o Em Foco, comandado pela jornalista Andréia Sadi, dentro do Edição das 10h.

Em versão remota, por causa da pandemia de coronavírus, Sadi entrevista personalidades da política e prefeitos eleitos. “Hoje temos muita gente interessada em política. O programa é uma marca da GloboNews, eu amo entrevistar e achamos essa solução remota para focar no que mais importa: o conteúdo”, explica Sadi.

Confiabilidade em foco

No G1 será possível acompanhar as notícias da votação e a apuração dos votos em tempo real. Com o objetivo de combater as fake news, o Fato ou Fake desenvolveu uma ferramenta para verificação de conteúdos duvidosos.

Ao enviar uma mensagem por WhatsApp para o número (21) 99474-1741, é possível checar a veracidade de textos publicados na internet, conferir as últimas checagens feitas pelo G1, receber informações confiáveis sobre a covid-19 e entender como se proteger da disseminação de mensagens suspeitas.

Outra novidade da área de Tecnologia da Globo para o pleito deste ano foi a criação de um modelo de automação inédito no país. Por meio de inteligência artificial, a ferramenta reúne dados da apuração assim que são disponibilizados e publica textos sobre o resultado da votação nos municípios brasileiros que terão segundo turno. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade