Expedição Rio

Globo lança programa jornalístico especial sobre o Rio de Janeiro

O programa vai ao ar após o Jornal Hoje, somente na praça carioca

Publicado em 17/11/2021

Explorar diferentes lugares, conhecer novas histórias, descobrir outras culturas e realidades fora do burburinho do Rio de Janeiro. A partir do próximo sábado (20), Expedição Rio convida os cariocas a (re)conhecerem a própria cidade.

A proposta é passear por lugares pouco explorados e descobrir novas histórias e muitas culturas. Pedro Bassan e Daniella Dias vão caminhar por locais periféricos e poucos conhecidos, mas que revelam o modo de vida e a história de personagens que emocionam.

Ao longo de cinco episódios, a série vai apresentar o Rio que muitos cariocas ainda não conhecem, desvendando novas paisagens, cantos e encantos de lugares escondidos, tendo como guias os próprios moradores dessas regiões. Um programa que promete surpreender o público e resgatar a autoestima e o orgulho de ser carioca.

Logo na estreia, no Dia da Consciência Negra, Expedição Rio inicia sua trajetória no Quilombo da Marambaia, na Baía de Sepetiba, onde vivem descendentes de escravos. Sob o olhar de quem conhece o local e suas raízes desde que nasceu, o programa mergulha nas histórias das famílias que ali residem, conhece a cultura e herança de cada uma delas.

Ainda na região, Pedro Bassan e Daniella Dias navegam pelos 300km² da área da Baía de Sepetiba para explorar os arredores da região, conhecer a vida pesqueira dos moradores locais e se deslumbrar com a maior concentração de botos cinzas do mundo. “O projeto nasceu para mostrar essas paisagens e contar as histórias das pessoas que cuidam desses lugares desconhecidos. Tudo isso no meio de uma metrópole de 13 milhões de habitantes. Isso me fez pensar o quão generosa a natureza foi com essa região. Não é só paisagem. É um cenário incrível, que permite muitos estilos de vida diferentes”, afirma Bassan, que é paulista, mas se surpreende todos os dias com o Rio de Janeiro, onde vive há 10 anos.

De Barra de Guaratiba, o Expedição Rio segue a pé pela Trilha Transcarioca, que possui mais de 180 quilômetros de extensão e cruza a cidade de Oeste a Leste até chegar na Urca, na Zona Sul do Rio. Durante o percurso, os apresentadores enfrentam a vegetação fechada, muitas subidas e lama pesada, sempre registrando moradores locais que construíram suas vidas afastados da grande metrópole.

No trajeto, Bassan e Daniella se surpreendem com uma pequena comunidade de agricultores descendentes de índios e negros, que vivem sem eletricidade, internet e garantem seu sustento da natureza. “Meu olhar para o Rio era limitado. Nasci e fui criada em São Gonçalo, na Região Metropolitana e, fora da minha cidade, conhecia um pouco da capital fluminense. Apesar disso, sempre vi o Rio como sinônimo de diversidade e foi no Expedição Rio que pude conhecer essa imensidão de pessoas e histórias que estão tão pertinho nós, mas são tão pouco conhecidas”, ressalta Daniella Dias.

Seja de barco, de bicicleta, de trem, a pé ou de carro, a série especial continua sua missão de desbravar o Rio de Janeiro e, guiados por moradores de São Gonçalo, Bassan e Daniella conhecem o primeiro clube naturista do Brasil, que fica localizado na Ilha do Sol, no interior da Baía de Guanabara.

Além disso, o programa apresenta também a Hospedaria dos Imigrantes, na Ilha das Flores, passando por Nova Iguaçu para visitar a Reserva Biológica do Tinguá, a Serra do Vulcão e se deslumbrar com o voo de balão tradicional realizado em Xerém, em Duque de Caxias. Produzido pelo Jornalismo, os cinco episódios de Expedição Rio vão ao ar nas tardes de sábado, a partir do dia 20, após o Jornal Hoje, apenas no Rio de Janeiro.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade