Data especial

Globo homenageia os 70 anos das novelas

Ação comemorativa envolve Viva, Globoplay e até o YouTube

Publicado em 08/12/2021

Boas histórias devem ser celebradas e contadas. E há 70 anos é isso que a novela faz. Verdadeira paixão nacional, as novelas se transformaram em patrimônio cultural e um dos principais produtos de entretenimento do Brasil. Elas divertem, emocionam e fazem um convite à reflexão sobre as transformações sociais e culturais do país.

A estreia de Sua Vida Me Pertence, na TV Tupi, em 1951, abriu os caminhos para os folhetins brasileiros. Em 1965, era a vez de a TV Globo colocar no ar sua primeira obra e, desde então, mais de 300 novelas já foram produzidas – muitas com lugar garantido na história da teledramaturgia brasileira.

A Globo ajudou a popularizar o gênero no país e pelo mundo: ao longo desse tempo as novelas romperam as fronteiras e conquistaram mais de 150 países, traduzidas em 70 idiomas, levando a excelência da produção nacional para o mundo.

São inúmeros prêmios, inclusive oito Emmys Internacionais, algo que nenhuma outra emissora possui. Para marcar as comemorações em torno dos 70 anos das novelas, a Globo prepara uma programação especial em seus canais, streaming e sites, além de uma campanha com desdobramentos multiplataforma para relembrar momentos antológicos que acompanhamos por todos esses anos.

Agora ela própria, a novela, será a protagonista da história. O especial 70 Anos Esta Noite, da TV Globo, vai relembrar momentos inesquecíveis, vilanias e finais felizes que marcaram a história da televisão brasileira. A história contada por quem ajudou a escrevê-la: participam do especial os atores Lima Duarte, Tony Ramos, Gloria Pires, Susana Vieira, Patrícia Pillar, Lilia Cabral, Antonio Fagundes, Adriana Esteves, Taís Araújo, Giovanna Antonelli, Renata Sorrah, Fernanda Montenegro, Claudia Raia, Christiane Torloni, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Nívea Maria, Carolina Dieckmann, Regina Casé, Chay Suede, Mateus Solano, Thiago Fragoso, Camila Pitanga, Betty Faria, Francisco Cuoco e Fernanda Vasconcellos.

Com roteiro de Bia Braune e Celso Taddei, supervisão de texto de George Moura e direção geral de Henrique Sauer, o especial faz uma viagem através da memória, relembrando as histórias e personagens que nos marcam há tantos anos. A atração será exibida no dia 21 (terça-feira), logo após Um Lugar ao Sol, na TV Globo, e no dia seguinte (quarta-feira, 22), no Viva, às 18h30.

Também no dia 21, Tati Machado traz curiosidades sobre as novelas em pílulas curtas e temáticas do Gshow, que prometem alegrar os noveleiros de plantão e esquentar a programação ao longo do dia.

Na TV por assinatura, as comemorações seguem no Viva, canal amado pelos noveleiros e que disponibiliza as grandes produções da nossa teledramaturgia. Para homenagear a aniversariante do dia, o especial As Novelas Que Amamos revelará quais tramas estão no TOP 10 do canal, entre as mais assistidas ao longo dos pouco mais de 11 anos de existência do Viva. O programa vai ao ar no dia 21 de dezembro, às 21h.

Os episódios inéditos de É Tudo Novela! seguem com a exibição de segunda a segunda, às 22h45. Comandado pela apresentadora e atriz Ana Clara, o reality é uma grande brincadeira produzida por meio de reedições de tramas consagradas na teledramaturgia, como Chocolate com Pimenta (2003), Paraíso Tropical (2007), Fina Estampa (2011), Avenida Brasil (2012) e A Dona do Pedaço (2019). No programa, vilões, mocinhas e casais da televisão estão reunidos em uma mansão e competem por um prêmio fictício de 500 mil dólares.

No Globoplay, os noveleiros de plantão descobriram uma nova forma de consumir novelas: maratonando seus títulos preferidos quando e onde quiserem. Para comemorar os 70 anos, o Globoplay conta com um trilho temático de novelas que marcaram época, como Tieta (1989), Vale Tudo (1988), Fera Radical (1988), Laços de Família (2000), Avenida Brasil, entre outras. A lista completa pode ser acessada neste link.

Ainda em dezembro, o Globoplay faz uma homenagem a um dos maiores nomes da dramaturgia, o autor Gilberto Braga, falecido em outubro deste ano. A plataforma lança o documentário original Gilberto Braga: Meu Nome é Novela que revisita a obra do autor e relembra os projetos e personagens mais marcantes. Imagens de arquivo das novelas se misturam com entrevistas concedidas pelo próprio escritor, que narra passagens emblemáticas da sua história.

E é em um curioso e bem-humorado universo paralelo que o público poderá conferir Novelei, o primeiro projeto envolvendo Globo e YouTube. Idealizada pela ViU Hub, unidade digital de social media da Globo, a série ganha o selo YouTube Originals e ficará disponível no ecossistema Globo na plataforma.

Com pegada de remakes cômico-dramáticos de novelas, a atração contará com nove episódios, que serão disponibilizados semanalmente, e trarão no elenco nomes consagrados da TV e um time de peso de youtubers e influenciadores. Juntos, eles terão a missão de recriar com muito humor, no melhor estilo “suecar”, algumas das obras mais emblemáticas da TV.

Com criação e produção do Entretenimento da Globo, a série tem o selo YouTube Originals – frente da plataforma que investe em conteúdos originais e destaca criadores e parceiros em produções criativas e inéditas – e conta com direção de Felipe Joffly e roteiro assinado por Bia Braune. Novelei tem estreia prevista para o início do segundo semestre de 2022.

Já no Gshow, os fãs das novelas poderão se deliciar com conteúdos que relembram as histórias e os personagens que marcaram gerações. O site apresenta enquetes e quizzes para que o público teste seus conhecimentos sobre tramas antigas e deixe vir à tona o seu lado “noveleiro”. No momento Novelas da Minha Vida, artistas e influenciadores contam quais tramas os impactaram para sempre.

Já o podcast Novela das 9 traz uma série especial de cinco episódios em homenagem à data, publicados sempre às terças-feiras, até o dia 28 de dezembro. A ação, que tem o apoio do Memória Globo, conta com entrevistas especiais relembrando marcos importantes e bastidores com quem entende do assunto: os atores e os autores que fazem a magia acontecer.

Campanha multiplataforma

Tendo como fio condutor o conceito ‘Contar uma história’, os canais TV Globo e VIVA e o Globoplay exibem campanhas que homenageiam os 70 anos de novelas no Brasil.

Sob o mote ‘Posso te contar uma história?’, a TV Globo veicula, no intervalo de sua programação, um emocionante filme revivendo os melhores momentos das novelas brasileiras. Mexendo com a memória afetiva do público, o canal VIVA apresenta a frase ‘Posso te contar uma história inesquecível?’, que vai mostrar como o canal tem um jeito diferente de contar essas narrativas adoradas pelo público, nesse encontro entre passado, presente e futuro, misturando imagens marcantes do acervo de novelas antigas com a linguagem da internet.

‘Posso dar play numa história?’ será o tema da campanha do Globoplay, também veiculada no intervalo da programação da TV Globo, que vai mostrar que a forma como as pessoas consomem novela muda, mas não muda a emoção que ela transmite. Os filmetes também podem ser conferidos nas redes sociais dos canais. O site de notícias Gshow vai pontuar a sua homenagem às histórias que emocionam o público há sete décadas, inserindo o selo de 70 anos de novelas em seus conteúdos.  

Confira no link abaixo o vídeo Posso te Contar uma História?, em homenagem aos 70 anos das novelas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade