Novidade em SP

Globo faz transmissão com áudio imersivo, ao vivo, em jogo do Corinthians

São Paulo pode conferir os benefícios do recurso no jogo Corinthians X Atlético-GO

Publicado em 30/09/2020

Assistir a um jogo de futebol pode ser uma experiência única. E para levar essa experiência a um outro patamar, a Globo transmite nesta quarta-feira (30), Corinthians e Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, com áudio imersivo, em Dolby Atmos, entregando para o público um som mais envolvente e trazendo a vibração sonora do estádio para dentro de casa.

O recurso estará disponível para torcedores da região metropolitana de São Paulo que recebem o sinal digital livre e gratuito na TV aberta. Para desfrutar da experiência é preciso que o televisor, home theater ou soundbar seja dotado da tecnologia Dolby Atmos e que o espectador selecione, no menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço).

A narração é de Cléber Machado e os comentários, de Casagrande, Caio Ribeiro e Sálvio Spinola. Além de São Paulo, a Globo exibe a partida para outros 10 estados e o Distrito Federal.

Rio de Janeiro, Bahia, outros 11 estados e a cidade de Juiz de Fora-MG acompanham Botafogo x Bahia, com narração de Luis Roberto e comentários de Roger Flores, Pedrinho e Sandro Meira Ricci. O Premiere transmite as duas partidas para todo o Brasil.

Áudio imersivo

Em 16 de outubro, a Globo fez a primeira transmissão ao vivo com áudio imersivo da TV aberta no Brasil, com Corinthians e Bahia, também pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, pela segunda vez será possível acompanhar uma partida com a percepção de envolvimento em 360 graus, ou seja, próximo à experiência natural que temos no cotidiano.

Na prática, o espectador é transportado sonoramente para o ambiente do estádio, como se estivesse na arquibancada. Com estádios de portas fechadas ao público, a tecnologia de áudio imersivo não perde sua relevância, já que valoriza outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores, e a emoção da bola batendo na rede do gol.

Frame de chamada de reprises do futebol na Globo
Frame de chamada de reprises do futebol na Globo Reprodução

Os estádios também estão reproduzindo o som das torcidas em caixas acústicas, que se reverberam nas arquibancadas. Essa ambiência também está incluída no áudio imersivo.

A tecnologia oferece a melhor experiência de acordo com o sistema sonoro existente na casa do usuário. Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, já é possível notar a diferença imersiva.

Essa experiência se amplia caso o espectador tenha um home theater 5.1 e fica ainda mais intensa se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, sistemas ideais para reprodução completa do áudio imersivo.

A oferta de áudio imersivo na TV aberta é possível graças à revisão de normas do padrão de TV digital, que vem acompanhando a evolução da radiodifusão, oferecendo novas funcionalidades e mais interatividade para o público. Nos últimos cinco anos, a Globo já vinha testando o formato tanto em conteúdos do entretenimento quanto em grandes eventos.

Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai da produção no estádio até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade