Globo faz transmissão com áudio imersivo, ao vivo, em jogo do Corinthians

São Paulo pode conferir os benefícios do recurso no jogo Corinthians X Atlético-GO

Publicado há um mês
Por Renan Vieira
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Assistir a um jogo de futebol pode ser uma experiência única. E para levar essa experiência a um outro patamar, a Globo transmite nesta quarta-feira (30), Corinthians e Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, com áudio imersivo, em Dolby Atmos, entregando para o público um som mais envolvente e trazendo a vibração sonora do estádio para dentro de casa.

O recurso estará disponível para torcedores da região metropolitana de São Paulo que recebem o sinal digital livre e gratuito na TV aberta. Para desfrutar da experiência é preciso que o televisor, home theater ou soundbar seja dotado da tecnologia Dolby Atmos e que o espectador selecione, no menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A narração é de Cléber Machado e os comentários, de Casagrande, Caio Ribeiro e Sálvio Spinola. Além de São Paulo, a Globo exibe a partida para outros 10 estados e o Distrito Federal.

Rio de Janeiro, Bahia, outros 11 estados e a cidade de Juiz de Fora-MG acompanham Botafogo x Bahia, com narração de Luis Roberto e comentários de Roger Flores, Pedrinho e Sandro Meira Ricci. O Premiere transmite as duas partidas para todo o Brasil.

Áudio imersivo

Em 16 de outubro, a Globo fez a primeira transmissão ao vivo com áudio imersivo da TV aberta no Brasil, com Corinthians e Bahia, também pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, pela segunda vez será possível acompanhar uma partida com a percepção de envolvimento em 360 graus, ou seja, próximo à experiência natural que temos no cotidiano.

Na prática, o espectador é transportado sonoramente para o ambiente do estádio, como se estivesse na arquibancada. Com estádios de portas fechadas ao público, a tecnologia de áudio imersivo não perde sua relevância, já que valoriza outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores, e a emoção da bola batendo na rede do gol.

Frame de chamada de reprises do futebol na Globo (Reprodução)

Os estádios também estão reproduzindo o som das torcidas em caixas acústicas, que se reverberam nas arquibancadas. Essa ambiência também está incluída no áudio imersivo.

A tecnologia oferece a melhor experiência de acordo com o sistema sonoro existente na casa do usuário. Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, já é possível notar a diferença imersiva.

Essa experiência se amplia caso o espectador tenha um home theater 5.1 e fica ainda mais intensa se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, sistemas ideais para reprodução completa do áudio imersivo.

A oferta de áudio imersivo na TV aberta é possível graças à revisão de normas do padrão de TV digital, que vem acompanhando a evolução da radiodifusão, oferecendo novas funcionalidades e mais interatividade para o público. Nos últimos cinco anos, a Globo já vinha testando o formato tanto em conteúdos do entretenimento quanto em grandes eventos.

Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai da produção no estádio até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais