Globo exibe especial sobre a Trilha Transcarioca neste sábado: “Episódio mais surpreendente de todos”

Pedro Bassan e Daniella Dias contam as histórias locais

Publicado em 02/12/2021 10:52
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Neste sábado (04), logo após o Jornal Hoje, a Globo exibe, na praça carioca, o terceiro episódio da série Expedição Rio. Após conhecer de perto os encantos da Baía de Sepetiba e de Guaratiba, Pedro Bassan e Daniella Dias percorrem a Trilha Transcarioca, que possui cerca de 180 quilômetros e corta o Rio da Zona Oeste até a Zona Sul.

Ainda nessa semana, a equipe da atração visita também a Pedra do Telégrafo, passa a noite acampada no terreno de uma casa no meio do mato e chega ao pico da Pedra Branca, considerado o ponto mais alto do Rio, com 1.025 metros de altura.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Durante a Trilha Transcarioca, Pedro e Daniella tiveram a oportunidade de conhecer pessoas simples, que vivem no meio da mata e longe da correria da metrópole. Uma das histórias é a de dona Madalena. Mãe de dois filhos, a agricultora tira seu sustento do plantio de banana, aipim, cenoura e beterraba, que são vendidos em uma feira orgânica.

Uma história que me encantou foi a da dona Madalena, que vive praticamente isolada. Criou duas filhas tirando o sustento da terra e hoje toma conta de um plantio que abastece a feira. O que a gente come na nossa casa pode ter sido plantado ali, por uma mulher forte, simpática e símbolo da igualdade entre homens e mulheres”, avalia Daniella.

Seguindo a caminhada, um pouco mais próximo do Pico da Pedra Branca, a equipe encontra a Casa Amarela, uma antiga casa do Engenho Santa Bárbara, que hoje recebe os cuidados de seu Manoel. Pai de cinco filhos, ele conta que “tem medo da vida lá debaixo” e desce para ver os parentes apenas três vezes no mês. O sustento vem da terra, que lhe ajuda a criar a família.

O local foi escolhido para que a equipe acampasse durante a noite, antes de chegar ao ponto mais alto da cidade na manhã seguinte. ”Este é o episódio mais surpreendente de todos. Encontramos cariocas da gema, que vivem em uma metrópole de maneira quase inacreditável. São agricultores que vivem a três horas e meia de caminhada do vizinho mais próximo. Isso tudo dentro do Rio. É um jeito carioca de ser diferente de todos os outros que vamos revelar ao longo do programa”, conta Bassan.

Ainda neste sábado, o Expedição Rio mostra o Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo, que possui um ambiente familiar e é usado por muitos como lazer. O programa mostra também as lindas paisagens do topo da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, e do Chapéu Mangueira, em Botafogo, que fazem parte da Trilha Trasncarioca.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio