Globo Esporte: Repórter faz treino pesado de José Aldo

Publicado em 29/05/2017

No dia 3 de junho, o lutador José Aldo entra no octógono para defender o cinturão dos pesos-penas do UFC. Nas nove semanas que antecedem a luta, os atletas intensificam os treinos com o que chamam de ‘Treinamento de Choque’. Em uma dessas semanas, Aldo contou com a companhia do jornalista Thiago Asmar. E não apenas para cobrir a preparação, mas para fazer com ele todo o treino físico e de luta. O resultado vai ao ar no ‘Globo Esporte’ entre os dias 30 de maio e 3 de junho.

Não foi a primeira vez que Thiago Asmar passou por esse tipo de experiência. No início do ano, ele se preparou como um jogador de futebol profissional durante a pré-temporada que a equipe do Boa Vista fez para o Campeonato Carioca. Mas o repórter garante que nada se compara ao treinamento de um lutador. “É surreal, impossível para um ser humano normal”, resume o repórter. “Ninguém merece, mais do que eles, ser chamado de lutador”, conta Thiago. A ideia da série é mostrar como é pesada a preparação dos atletas, lado pouco visto pelo público. “As pessoas veem mais o lado bom de ser um campeão, mas a maioria não tem ideia do que eu passei e continuo passando para me manter no topo”, conta José Aldo.

O treino foi mesmo puxado e não aliviou o jornalista. Além da preparação física, ele treinou boxe, MMA, muay thai e fez simulações de combates. Já no primeiro treinamento, um chute na perna deixou Thiago com dificuldades para andar por quatro dias. “A gente se preocupa muito com a possibilidade de tomar chutes no rosto, mas na perna é muito pior porque não conseguimos andar”, conta o repórter, que não desistiu do treinamento por causa disso. “Apanhei muito, mas não desisti”, conta Thiago.

“O cara é extrovertido e ganhou a rapaziada rápido. No ringue, foi uma negação. Mas uma coisa eu tenho que reconhecer: o Thiago foi guerreiro demais. Todo mundo na academia tinha certeza de que ele não aguentaria até o final e ele aguentou. Então, merece todo o nosso respeito. Levou a sério e se superou”, conta Aldo.

Ivan Moré vai às lágrimas em reportagem sobre o Natal no Globo Esporte

A série ‘Treinamento de Choque’ vai ao ar no ‘Globo Esporte’ entre os dias 30 de maio e 3 de junho.