Padrão de qualidade

Globo e GloboNews são indicadas ao Emmy Internacional 2020

Jornalismo da Globo é indicado pela 14ª vez

Publicado em 19/08/2020

A Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências divulgou, nesta terça-feira (18), nos Estados Unidos, a lista dos indicados ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo 2020. E pelo 14º ano seguido, o sexto consecutivo nas duas categorias (Notícia e Atualidades), o jornalismo da TV Globo e o da GloboNews estão entre os indicados.

Os vencedores do Emmy serão anunciados em 21 de setembro, em cerimônia online por causa da pandemia de coronavírus. Na categoria Notícia foi indicada a reportagem sobre funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, exibida no RJ2.

Durante meses, a equipe investigou funcionários que recebiam altos salários, pagos com dinheiro público, sem comparecer para trabalhar. A maior parte vivia longe do local de trabalho e até fora do país. A Globo concorre com representantes do Reino Unido, do Catar e da Rússia. 

GloboNews
GloboNews Reprodução

Aliados, exibido na GloboNews, concorre na categoria Atualidade com indicados da Suécia, da Nigéria e do Reino Unido. Em Aliados, o correspondente Gabriel Chaim acompanha as Forças Democráticas Sírias, lideradas pelos curdos, na operação que reconquistou o último reduto do Estado Islâmico: Baghouz.

O documentário da GloboNews já foi premiado no New York Festival TV & Film Awards em duas categorias: medalha de ouro em Documentário sobre Atualidades e medalha de prata em Direção de Arte: Abertura e Identidade Visual.

O jornalista Gabriel Chaim e a editora Marita da Graça Bittencourt já tinham sido indicados ao prêmio em 2016, na mesma categoria, pelo documentário Síria em Fuga,  também da GloboNews.

Em 2011, o Jornal Nacional ganhou o Emmy Internacional de Jornalismo pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Além deste prêmio, a Globo já recebeu outros 16 troféus do Emmy.

O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, ganhou com o musical A Arca de Noé e em, 1982, com Morte e Vida Severina.

Verdades Secretas estreia no Canal 1, na Colômbia (Divulgação)
Verdades Secretas estreia no Canal 1 na Colômbia Divulgação

A Globo foi premiada sete vezes por Melhor Novela, com Caminho das Índias (2009), Laços de Sangue, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014), Império (2015) e Verdades Secretas (2016).

A Mulher Invisível (2012) e Doce de Mãe (2015) venceram na categoria Melhor Comédia. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como Melhor Atriz por seu papel em Doce de Mãe. A Globo também recebeu o prêmio de melhor série no Emmy Internacional Kids 2018, com Malhação: Viva a Diferença.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade