Trump x Biden na TV

Globo e GloboNews preparam cobertura especial das eleições americanas

Telejornais exibem reportagens especiais sobre o tema

Publicado em 23/10/2020

Em 3 de novembro, os americanos vão às urnas para definir seu presidente entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden. Em todas as suas plataformas – Globo, GloboNews e G1 – o jornalismo da Globo vai mostrar os detalhes da reta final da corrida eleitoral nos Estados Unidos, com debates, séries e matérias especiais.

O Jornal Nacional de segunda-feira (26), exibe o primeiro dos quatro episódios de uma série sobre os pontos mais importantes da disputa entre Trump e Biden. De Nova York e Washington, correspondentes apresentam o perfil e a trajetória dos candidatos, e explicam o processo eleitoral no país, a iniciativa do atual presidente de desacreditar o voto por correio, e a importância da Suprema Corte para a sociedade americana.

Além de acompanhar o dia a dia dos candidatos, o Bom Dia Brasil tem uma semana de matérias especiais sobre o tema. A repórter Raquel Krähenbühl traça um panorama da situação na fronteira entre Estados Unidos e México – Trump deu declarações fortes contra os imigrantes durante sua gestão, mas sabe que votos de latinos podem ajudar sua reeleição.

Globo, emissora aberta brasileira
Globo, emissora aberta brasileira (Reprodução)

Já a correspondente Carolina Cimenti mostra como o candidato Joe Biden busca o apoio de jovens americanos que não estão acostumados a votar, já que o voto não é obrigatório no país. A repórter Candice Carvalho conversa com especialistas e autoridades para saber como esse movimento pode influenciar republicanos e democratas.

Reportagem de Felipe Santana no Jornal Hoje de quinta-feira, dia 29, analisa como as questões ambientais foram tratadas no governo de Donald Trump; e porque o assunto é relevante para o eleitorado de Joe Biden. Na sexta-feira, dia 30, o repórter Felipe Coaglio faz um raio-X sobre o eleitorado americano para saber suas expectativas e a adesão prevista por faixa etária nas eleições.

Na segunda-feira, dia 2, a repórter Sandra Coutinho fala sobre os riscos para a democracia americana caso um dos candidatos não reconheça o resultado. Também na véspera da eleição, o Jornal da Globo traz depoimentos de pessoas que optaram por não votar, e traz um panorama das minorarias que vivem há anos no país, mas não conseguem participar das eleições.

Na GloboNews, o noticiário diário traz todas as informações sobre a corrida pela Casa Branca. O canal também exibe nos próximos sábados, dias 24 e 31, às 21h15, edições do GloboNews Debate – Eleições Americanas. Na primeira, serão discutidos os principais pontos das duas campanhas.

GloboNews (Divulgação)
GloboNews (Divulgação)

A segunda, três dias antes da votação, analisa as últimas pesquisas e o envolvimento dos americanos, as chances de cada candidato e as expectativas de futuro da economia mundial em cada cenário de vitória.

Rumo à Casa Branca, coluna de Candice Carvalho no G1, analisa, em vídeos, os temas mais importantes da campanha.

O portal de notícias da Globo também disponibiliza a coluna da jornalista Sandra Cohen, especialista em assuntos internacionais, que diariamente aborda as discussões envolvendo Donald Trump e Joe Biden e os desdobramentos da política americana.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade