reconhecimento

Globo é finalista do New York Festival TV & Film Awards 2021

16 produções de canais Globo concorrem ao prêmio internacional

Publicado em 10/06/2021

A Globo anuncia que 16 de suas produções estão concorrendo num importante prêmio internacional. Esta semana, foram anunciados os finalistas da premiação New York Festival TV & Film Awards e 16 deles são projetos Globo, entre documentários, programas de entretenimento, campanhas, clipes e soluções de tecnologia.

A cerimônia de premiação está marcada para outubro e acontecerá em Las Vegas, durante o NAB Show. O prêmio agrega produções das indústrias da televisão e do cinema em 14 categorias que refletem as tendências globais atuais.

Entre os trabalhos selecionados, e concorrendo com projetos de mais de 50 países, estão os documentários Obatalá, O Pai da Criação, da GloboNews; e Prova Escrita, filme da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura. O Multishow concorre com a comédia Os Roni. O GNT está indicado em três categorias com os programas Mesa para Todos, Que História é essa, Porchat? e Vítimas Digitais. Já o Canal OFF tem dois finalistas: Forças da Natureza e Alma Viajante. Mesma quantidade de indicações do canal Bis, com Vamos Tocar e Rock Estúdio.

E há projetos da Globo concorrendo em mais de uma categoria. É o caso da campanha Vacina, indicada como Melhor Animação, Documentário / Ciência e Tecnologia e Melhor Produção de Design; e do clipe da Fórmula1 2019, que está na disputa como Melhor Animação e Promoção e Abertura de Programas Esportivos.

Indicações

Clipe Vacina (TV Globo)
Categorias: Melhor Animação; Documentário / Ciência e Tecnologia; e Melhor Produção Design / Direção de Arte

A expectativa pelo início da vacinação no país foi o pontapé inicial para a construção desse conteúdo informativo e explicativo, que emocionou a audiência ao ser exibido no jornalismo da Globo (Jornal Nacional, Hora1, Jornal Hoje, GloboNews, entre outros). O filme contou com uma pesquisa relevante e entrevistas com médicos e cientistas e se desdobrou em inúmeros conteúdos que ainda estão indo ao ar.

Clipe Fórmula1 2019 (TV Globo)
Categorias: Promoção e abertura / Programas de Esportes e Craft / Melhor Animação

O clipe mostra, de forma lúdica e divertida, a trajetória do heptacampeão Lewis Hamilton na F1. Em uma máquina de pinball, o piloto é o jogador e seus feitos vão surgindo durante a partida: a primeira vitória, o recorde de poles, seus títulos são alguns dos marcos mostrados no filme. A variação de câmeras internas e externas ao jogo dão uma dinâmica especial ao clipe, que leva as marcas dos patrocinadores da F1 na Globo.

F1 Lab (TV Globo)
Categoria: Craft / Melhores Usos de Tecnologia

Toda segunda-feira, após um GP de Fórmula1, o ‘Jornal Nacional’ selecionava um acontecimento marcante da corrida e o explicava detalhadamente. A interação do apresentador Kiko Menezes com a realidade aumentada/virtual criou um ambiente imersivo e informativo, atraindo a atenção dos espectadores.

Prova Escrita (Fundação Roberto Marinho / Canal Futura)
Categoria: Documentário / Questões Sociais

O documentário ‘Prova Escrita’ mostra as estratégias e os desafios de uma coordenadora pedagógica da Bahia para reduzir o abandono escolar e reaproximar os jovens da escola. O filme é uma coprodução com a Outros Olhos, e tem direção e roteiro de Luís Gustavo Ferraz.

Obatalá, O Pai da Criação (GloboNews)
Categoria: Documentário / Religião e Filosofia

O documentário ‘Obatalá, o Pai da Criação’ é um mergulho nos acordes e singularidades da cultura afro-brasileira. Uma parceria da GloboNews com a Gege Produções, o filme tem direção geral de Flora Gil e roteiro de Cristina Aragão, Leticia Muhana e Renata Baldi. Com imagens inéditas dos bastidores das gravações do CD ‘Obatalá: Uma Homenagem a Mãe Carmen’, reverencia o legado da Yalorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, e propõe o respeito entre as religiões por meio da musicalidade. Um encontro de grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Marisa Monte, Daniela Mercury, Gal Costa, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Nelson Rufino, Jorge Ben Jor, Alcione e Zeca Pagodinho. Os 55 minutos do documentário reforçam a importância e a representatividade do candomblé e fazem um registro histórico da Bahia e do Brasil.

Mesa para Todos (GNT)
Categoria: Documentário / Serviços Comunitários

O documentário ‘Mesa para Todos’ é um convite ao entendimento da gastronomia como ferramenta de conscientização social. Neste projeto, Massimo Bottura e David Hertz convocam todos a lutar em prol de uma alimentação de qualidade.

Que História É Essa, Porchat? (GNT)
Categoria: Entretenimento / Variedades

O programa de entretenimento ‘Que História É Essa, Porchat?’ é uma produção do Porta dos Fundos comandada por Fábio Porchat, que explora as boas histórias que as pessoas têm para contar. Com artistas convidados no centro da plateia, o apresentador convida famosos e anônimos a compartilhar experiências – inesquecíveis, engraçadas e até assustadoras.

Vítimas Digitais (GNT)
Categoria: Documentário / Docudrama

Dirigida por João Jardim, a série de docudrama ‘Vitimas Digitais’ aborda o universo da violência online. As histórias são inspiradas em relatos reais de relacionamentos, chantagens e revanches com o uso de aplicativos e redes sociais.

Os Roni (Multishow)
Categoria: Entretenimento / Comédia

Após ganharem o público nas plataformas digitais, os fenômenos da internet Whindersson Nunes e Tirullipa passaram a estrelar a série de humor ‘Os Roni’, do Multishow. Eles formam uma divertida família nordestina que se envolve em diversas confusões e rende muitas gargalhadas. O elenco conta também com Gkay, Ilva Niño, Karla Karenina, Oscar Magrini, Rafael Cunha, Raphael Vianna e Titina Medeiros. Com direção de César Rodrigues e Régis Faria e produção da Formata, o humorístico irá estrear a quarta temporada no Multishow em agosto.

Forças da Natureza (Canal OFF)
Categoria: Documentário / Natureza e Vida Selvagem

Água e fogo; lava e neve; ar e rocha. Diferentes estados da matéria em combinações distintas, porém igualmente vitais para a manutenção da vida na Terra. Karina Oliani nos convida a vivenciar cada um destes elementos, em suas formas mais extremas em ‘Forças da Natureza’. A médica e aventureira vai até onde poucos ousam ir para registrar de perto o poder e a beleza da natureza selvagem enquanto se desafia em esportes extremos. Sem efeitos especiais e colocando à prova seus próprios limites físicos, Karina sabe que para ver o que ninguém vê, precisa fazer o que ninguém faz. Cada episódio aborda uma expedição para um destino diferente e inóspito, mostrando que aventura, adrenalina e curiosidade caminham juntas.

Alma Viajante (Canal OFF)
Categoria: Entretenimento / Estilo de Vida

A professora de yoga Milla Monteiro mergulha em uma verdadeira jornada de autoconhecimento em ‘Alma Viajante’, programa que mostra uma imersão na cultura da Etiópia de norte a sul. Milla e a diretora Bruna Arcangelo visitam aldeias e lugares de belezas inimagináveis, compartilhando histórias e vivenciando toda a devoção e religião do fascinante país.

Vamos Tocar (Bis)
Categoria: Entretenimento / Performance Artística

Comandada pelo saxofonista Leo Gandelman, a série ‘Vamos Tocar’ traz performances inéditas e uma grande homenagem aos ícones da música brasileira, em um clima intimista, recheado de muita música boa e bate-papo entre amigos. Gravada no próprio estúdio de Leo, em sua casa no Rio de Janeiro, a série já recebeu grandes nomes de diversos gêneros musicais como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alcione, Moraes Moreira, Erasmo Carlos, Elba Ramalho, Teresa Cristina, Alceu Valença, Nando Reis, Marina Lima, Fernanda Abreu, Seu Jorge, Péricles, Samuel Rosa, Ed Motta, entre outros.

Rock Estúdio (Bis)
Categoria: Entretenimento / Performance Artística

Apresentado por Jimmy London e China, o programa reúne grandes bandas do rock e pop nacional para performances inéditas em um clima mais intimista e despojado. Nomes como CPM22, Raimundos, Titãs, Fresno, O Terno, Dead Fish, Far From Alaska feat Andreas Kisser e Shaman & Viper fizeram parte da primeira temporada.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade