Globo é acusada de reforçar estereótipos com protagonista negra em Malhação

Publicado em 01/08/2016

A escolha de Aline Dias para estrelar a nova temporada de Malhação gerou repercussão na internet. Além de ser a primeira protagonista negra, alguns internautas questionaram as motivações da Globo.

Alguns seguidores afirmam que por Aline Dias ser negra e interpretar uma personagem que será faxineira está reforçando um estereótipo. “E por que ela não tem papel “riquinha/patricinha estudante” como as demais foram?”, disse um internauta. “Faxineira que se apaixona pelo dono da casa, lindo, branco e marrento! Porque esse estereótipo preto e pobre não acaba?”, comentou outra.

Internautas criticam a Globo
Internautas criticam a Globo

Para Aline Dias, porém, é justamente o contrário. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz afirmou que “evoluiu”. “Acho que isso mostra o quanto a gente está evoluindo. Fico feliz de ver que a presença de atores negros em tramas está cada vez mais constante, como acontece em “Mister Brau”, por exemplo. Vai ser ótimo para conscientizar as pessoas de que ainda existe racismo, ainda existe preconceito e desigualdade social”, comentou.

Malhação – Pro Dia Nascer Feliz estreia no dia 22 de agosto.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade