inovação

Globo conquista prêmio internacional pela qualidade de transmissão dos Jogos Olímpicos

Exibição das Olimpíadas de Tóquio em 8K foi realizada pelo Globoplay

Publicado em 10/12/2021

A Globo, em parceria com a Intel e a Spin Digital, foi premiada na categoria Projeto, Evento ou Colaboração Excepcional do IABM BaM Awards®️ 2021 pela transmissão ao vivo em 8K dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 ocorrida pelo Globoplay.

Pela primeira vez, conteúdos dos Jogos Olímpicos foram disponibilizados em 8K, via streaming, fora do Japão. O acesso à demonstração foi feito no Brasil para alguns modelos de televisores compatíveis com a tecnologia 8K, que possuem o aplicativo do Globoplay instalado. Na degustação, estão os clipes das cerimônias de abertura e encerramento, além de competições de natação, judô, tênis de mesa, entre outros.

Segundo Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo, a conquista do prêmio reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções inovadoras, que levam uma melhor experiência ao público final em colaboração com parceiros-chave que podem conduzir a tecnologia ao seu ponto máximo, antecipando o futuro.

A demonstração da tecnologia 8K durantes os Jogos Olímpicos de Tóquio foi um marco muito relevante na trajetória de aplicação de tecnologia para aprimorar a experiência do usuário e antecipar uma tendência futura. A Globo acredita e investe em ações que impulsionem o setor de mídia e que construam um legado de transformação para todo o mercado. E a única forma de alcançar isso é em colaboração com parceiros-chave como a Intel e a Spin Digital”, complementa.

Esta foi a primeira vez que a tecnologia foi entregue ao consumidor final usando os recursos existentes na plataforma do Globoplay. As pesquisas da Globo sobre 8K começaram há quase uma década, em 2013. Os primeiros registros práticos aconteceram naquele ano, nas produções do Carnaval, já em parceria com a NHK, emissora pública japonesa.

Também foi feita demonstração na Copa do Mundo do Brasil de 2014 – esta uma exibição ao vivo e pública, em um auditório na Urca. Nas Olimpíadas do Rio, foram realizadas demonstrações públicas no Museu do Amanhã. Já na Copa do Mundo da Rússia, foram realizadas exibições públicas. Em 2019, no Rock in Rio, foram produzidos clipes em 8K.

“Nas últimas três décadas, a Intel tem sido uma força motriz de novos formatos de mídia, acesso e entrega de conteúdo, fazendo parceria com líderes da indústria como a Globo e com órgãos de padronização em todo o mundo. As tecnologias 8K são a próxima fronteira para mídia e transmissão de esportes. Estamos felizes com o reconhecimento do iABM por nossa implantação da Internet aberta ao vivo de 8K das Olimpíadas. Esperamos ajudar a liberar o potencial desse formato de mídia”, disse Rick Echevarria, vice-presidente e Gerente Geral da Paraolimpíadas e Jogos Olímpicos da Intel.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade