Programa especial

Globo aposta nos detalhes para fazer a diferença no especial Juntos a Magia Acontece

Camila Pitanga decidiu usar tranças para personagem

Publicado em 20/12/2019

O especial de Natal Juntos a Magia Acontece é repleto de sutilezas. Na fotografia, o diretor Henrique Sales buscou uma luz que contemplasse a diversidade do elenco. “Já fui a alguns festivais de Cinema Negro e uma reclamação recorrente de muitos atores é que eles são mal expostos. Por isso, tive muito cuidado para que a pele fosse bem tratada e bem preservada na tela”, comentou Sales.

E continuou: “Em cena, às vezes, tínhamos uma variação enorme de tons de pele negra. Isso foi um desafio”. Sales também levou para a diretora artística Maria de Médicis o olhar de quem é cria do subúrbio carioca. “Eu sou do Engenho de Dentro, então procurei a luz do meu lugar, da casa de uma avó, de uma tia. Minha referência foi a fotografia do Walter Firmo”, explicou. 

Para a caracterização e figurino, os pedidos da diretora Maria de Médicis para Rubens Libório e Mariana Sued, respectivos responsáveis por essas áreas, foram para que eles pensassem no que veste uma família no verão carioca. “Eu quis tudo com cara de gente de verdade, pessoas possíveis, sem muita maquiagem no elenco. Queria um visual que eu visse na rua, que não fosse figurino e sim roupa. E a Mariana Sued fez uma coisa muito bonita: o figurino evolui ao longo do especial, começa mais triste e vai ficando mais colorido até o final. Achei isso genial!”, comentou Maria de Médicis. 

Tranças de Camila

Não houve muitas interferências no visual dos atores. Só Camila Pitanga que, para viver a professora Vera, ganhou um aplique com traças. “Quem quer colocar trança tem que querer muito. Demora, é desconfortável nos primeiros dias, exige adaptação. Eu topei e fiquei muito feliz com o resultado. Fez tanto sentido para mim, pelo que as tranças representam, pela imagem da nossa ancestralidade. E o cabelo levantado, trançado, que a gente fez para o Natal é de uma pessoa que tem autoestima, se cuida, se quer bem, se sente digna e quer ficar bonita. É muito simbólico”, comemora a atriz. 

A produção de arte e a cenografia, a cargo de Danielle Oliveira e Anne Bourgeois respectivamente, criaram características bem específicas para a casa de Vera (Camila Pitanga) e o lar de Neuza (Zezé Motta) e Orlando (Milton Gonçalves).

“Elas esvaziaram a locação do Grajaú onde a gente gravou como residência da Vera e fizeram um trabalho extraordinário, casa com cara de casa da gente. O lugar onde se tem criança nunca é aquela casa sem nada em cima da mesa, sem uma estante entulhada, tem sempre uma mochila pelo chão. Já no lar do Orlando, eu queria que tivesse aquele aconchego de casa de avó, muitas fotos de família, um ar envelhecido, mas conservado”, complementou a diretora artística. 

Mais detalhes

Dois enfeites de Papai Noel se destacam e são fundamentais na história – um branco e outro preto. Eles foram desenvolvidos pela equipe de produção de arte, que trabalhou junto ao artista plástico Alex Grilli. “A ideia é que eles parecessem artesanais e que a transformação deles ao longo da trama fosse perceptível. Eles têm cerca de 10 cm de altura, são feitos de plástico e carregam uma faixa com o nome Família Santos”, contou ele.

A trilha sonora do especial é assinada pelo produtor musical Plínio Profeta. “Quando Maria me contou da história, a questão da representatividade veio muito forte à mente. Por isso, convidei a Agnes Nunes, cantora paraibana, de 17 anos, para gravar ‘Rua Enfeitada’, e a Luedji Luna, que interpreta ‘Asas’, composição dela”, disse Plínio. Ele ainda compôs “Quando a Magia Acontece”, o tema de abertura, e ‘Nascer no Final’. Completam a trilha “Samba em Prelúdio”, de Vinicius de Moraes e Odete Lara; e “Juntos a Magia Acontece”, trilha original da Coca-Cola. 

O especial vai ao ar em 25 de dezembro, depois de Amor de Mãe. No elenco, estão Milton Gonçalves, Camila Pitanga, Zezé Motta, Fabrício Boliveira, Luciano Quirino, Tony Tornado e as crianças Gabriely Mota e Ícaro Zulu, além da participação especial de Francisco Cuoco, Aracy Balabanian, Alice Wegmann e Zezé Polessa.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade