Fato ou Fake

Globo anuncia nova ferramenta de checagem de notícias

Checagem se estende ao WhatsApp

Publicado em 11/11/2020

Em 2018, o Grupo Globo criou o projeto Fato ou Fake, que promove um preciso esclarecimento sobre informações disseminadas na internet e em aplicativos de mensagens. Com a proximidade das eleições municipais 2020, o combate às mensagens falsas ganhou um reforço.

A partir desta quarta-feira (11), o projeto passou a contar com uma nova ferramenta de verificação através do WhatsApp. Será possível confirmar a veracidade de conteúdos publicados na internet a partir de uma mensagem enviada para o número (21) 99474-1741.

O conteúdo será analisado por jornalistas dos veículos G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo em um intenso processo de apuração. Os citados serão ouvidos, fontes oficiais e especialistas serão procurados, origem, contexto e imagens serão averiguados, até que haja um resultado concreto. 

Após esse processo, o resultado será enviado para quem fez a solicitação, esclarecendo se trata-se de fato ou fake. Será possível também fazer verificações sobre covid-19 e entender como se proteger da disseminação de notícias falsas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade