Engavetados

Gilberto Braga deixou três projetos novos antes de morrer

Todos eles teriam sido engavetados pela TV Globo

Publicado em 28/10/2021

Na noite da última terça-feira (26), o Brasil perdeu um dos maiores nomes da teledramaturgia, o autor de novelas Gilberto Braga, que faleceu no Rio de Janeiro aos 75 anos.

Porém, de acordo com informações da colunista Cristina Padiglione, o autor deixou pelo menos três roteiros inéditos, sendo dois de novela para a faixa das onze da noite e das seis da tarde, além de um para uma minissérie biográfica de Elis Regina. Porém, todos esses projetos estão engavetados.

Ainda segundo a coluna, nada impede que essas obras sejam retrabalhadas por profissionais que costumavam escrever com o novelista. Algumas tramas de sucesso de Gilberto também estão entrando entre as favoritas para possíveis reprises.

Antes de morrer, Gilberto Braga teve nova novela cancelada pela Globo

morte do novelista Gilberto Braga foi recebida com profundo pesar pela classe artística nacional. Um dos maiores autores de folhetins do Brasil, ele escreveu grandes êxitos de público e crítica, como Escrava Isaura (1976), Dancin’ Days (1978), Vale Tudo (1988), Pátria Minha (1994) e Celebridade (2004).

Infelizmente sua última novela, Babilônia (2014), escrita em parceria com João Ximenes Braga e Ricardo Linhares, ficou marcada pelo insucesso. O que poucos sabem, no entanto, é que nos últimos anos Gilberto esteve se dedicando a um outro projeto de folhetim que acabou cancelado meses antes de seu falecimento.

Trata-se de Feira das Vaidades, trama de época que o novelista idealizava para a faixa das 18h, onde escreveu Força de um Desejo (1999). Baseada em Vanity Fair, clássico da literatura inglesa assinado por William Makepeace Thackeray, a adaptação transportaria para o Brasil dos anos 1920 a ação da obra original, ambientada na primeira metade do século XIX (19) e transcorrida em Londres.

Feira da Vaidades contaria com 104 capítulos – cerca de 80 deles chegaram a ser roteirizados – e tinha nomes como Cássio Gabus Mendes e Malu Mader cotados para seu elenco. A direção artística, por sua vez, seria de Dennis Carvalho, colaborador de Braga em vários de seus principais trabalhos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade