Entrevista

Francis de Cine Holliúdy, Edmilson Filho fala da série e exalta as artes: “As pessoas estão vendo agora o quão importante é o artista”

O ator revela a importância deste personagem para a sua carreira

Publicado em 03/07/2020

A série Cine Holliúdy está de volta à Globo. A emissora reapresenta, a partir desta terça-feira (07), a primeira temporada da atração, que foi exibida anteriormente no ano passado. Trata-se da versão televisiva do filme homônimo, que traz o ator Edmilson Filho como o “cinemista” Francisgleydisson.

Dono do Cine Holliúdy, única diversão da pequena cidade de Pitombas na década de 1970, Edmilson se preocupa com a chegada da TV, que passa a rivalizar com seu pequeno cinema. Para atrair a atenção do público novamente, ele começa a produzir seus próprios filmes.

Na entrevista abaixo, Edmilson Filho fala da importância do retorno de Cine Holliúdy neste momento.

O que achou sobre a volta da série?

Saber do retorno da série à TV foi uma surpresa e me deu uma felicidade muito grande. Eu fiquei muito satisfeito por ver que é uma produção que está retornando por sua qualidade.

Conta um pouco sobre o Francis, por favor.

O Francis é um personagem que me acompanha desde 2004. É claro que, com o passar do tempo, ele foi amadurecendo. Mas ele vem muito fácil para mim, porque estamos juntos na preparação de roteiro e das histórias. É um personagem que é muito dedicado, sonhador e muito brasileiro. Tenho essa sorte de fazê-lo no cinema e na televisão.

Qual a importância desse personagem na sua carreira? Tem alguma característica ou algo que tenha aprendido com o Francis que possa ser destacado?

O Francis foi o personagem que fez a minha carreira acontecer. Foi através do carisma dele que vieram outras oportunidades e eu consegui mostrar outra faces do meu trabalho com outros produtos e outros personagens. Mas o Francisgleydisson, com certeza, é o personagem mais importante da minha carreira até agora. Por conta do sucesso e das coisas que eu consegui através desse personagem.

A série homenageia os gêneros do cinema. Mais do que nunca, as famílias estão vendo muitos filmes, séries e programas de entretenimento de maneira geral. Como você avalia a importância da cultura nesta fase de quarentena?

Se as pessoas tinham alguma dúvida, estão vendo agora o quão importante é o artista. Você estar em casa e ter um filme, uma série, uma novela de qualidade que te traga momentos de felicidade que te faça esquecer as coisas ruins que estão acontecendo lá fora. A arte permite que você entre em um universo paralelo, que é o do entretenimento.

Eu mesmo tenho usado a quarentena para ver muita coisa, e prefiro ver coisas que não tenham muita realidade, como um faroeste ou um filme de ficção científica. A arte nos ajuda a ter referências na vida. Por onde você passar sempre vai ter uma música que você escutou, um livro que leu, um filme que assistiu. Acho que as pessoas estão valorizando mais o fato de poder estar em casa e ver trabalhos de qualidade.

Cine Holliúdy é uma série de Marcio Wilson e Claudio Paiva, inspirada no longa-metragem homônimo escrito e dirigido por Halder Golmes. A direção artística é de Patricia Pedrosa e a direção de Halder Gomes e Renata Porto D’Ave.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade