Visual praiano

Flor do Caribe aposta em figurino e caracterização dos personagens para transmitir realismo

Novela se passa no litoral do Rio Grande do Norte

Publicado em 28/08/2020

Ao buscar inspiração na cultura local do Rio Grande do Norte, a equipe de figurino da novela Flor do Caribe, liderada, na época, por Severo Luzardo, foi atrás das clássicas rendas Renascença e dos bordados da cidade de Caicó, que marcam o vestuário de Ester (Grazi Massafera), a protagonista.

Além disso, levaram para o figurino da protagonista peças valiosas de renda e utilizaram bordadeiras locais para transportar o Rio Grande do Norte para a trama. A moda regional também foi valorizada através de elementos locais da moda masculina, feminina, praia, bijuterias e joias, após uma vasta pesquisa da equipe, apresentando um figurino orgânico e bem natural.

Um dos destaques do trabalho foi a transformação artesanal de grandes peças de renda em roupas, como uma grande toalha de mesa que foi transformada em um belo vestido, e o bordado das roupas do cangaço, presentes na casa de Veridiana (Laura Cardoso) e Candinho (José Loreto).

Candinho ( José Loreto ) quer apresentar Maria Adília ( Inêz Viana ) para Ariana. Estão em cena Lino ( José Henrique Ligabue ), Dadá ( Renata Roberta ) e Veridiana ( laura Cardoso ), de Flor do Caribe
Candinho José Loreto quer apresentar Maria Adília Inêz Viana para Ariana Estão em cena Lino José Henrique Ligabue Dadá Renata Roberta e Veridiana laura Cardoso de Flor do Caribe DivulgaçãoGlobo

Realismo

Uma equipe ficou responsável por envelhecer, tingir, lixar e bordar as peças de forma que dessem a impressão de serem usados e surrados. Outro ponto alto foram os acessórios, as biojoias, que ao longo da trama a personagem de Grazi Massafera desenvolve, inspirada na natureza local.

Com a riqueza e exuberância da região, a equipe apostou em peças mais neutras, mas que deixassem evidente a característica solar do local. Para isso, a personagem Ester apresenta tons quentes e queimados, como os amarelos, laranjas, rosas e vermelhos, e Taís (Débora Nascimento), amiga e cunhada de Ester, vai por outro caminho, o dos verdes, azuis e frios, sendo que uma complementa a outra.

E seguindo o conceito do figurino natural, a maquiagem foi ainda mais real: sem cabelos feitos e maquiagem marcada. A equipe de caracterização, liderada por Luiz Ferreira, chegou a este resultado por causa da luz externa. Com uma paleta de cores muito clara, o dourado na pele se destacou nos personagens.

Visual leve

Com quatro tons diferentes de base, somados ao uso de corretivo, blush e sombra, foi possível chegar ao bronzeado ideal. Vale lembrar que não faltou filtro solar no rosto, no corpo e nos cabelos do elenco.

No que se refere ao cabelo, Ester apresentou um visual leve, com um corte repicado somente nas pontas, mantido na cor natural, mas com dois tons de luzes passeando entre o mel e o dourado. O babyliss entrou somente para dar um movimento praiano nas ondas.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Flor do Caribe

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade