Cidade Alerta

Fisioterapeuta critica Luiz Bacci por explanação sobre coronavírus: “Completamente equivocada”

Apresentador da Record TV teria se equivocado ao explicar procedimento médico

Publicado em 23/04/2020

O apresentador Luiz Bacci está sendo, mais uma vez, motivo de uma polêmica nas redes sociais. Nesta quinta-feira (23), ele foi alvo de críticas no Twitter ao descrever de forma errada o procedimento médico conhecido como pronação, bem como a relação do mesmo com o tratamento de pacientes com coronavírus.

Pronar – não sabia que existia esse termo – é como se fosse a última tentativa de você salvar um paciente com coronavírus. Eles [médicos] colocam o paciente de barriga para baixo. Eles acreditam que, colocando o paciente de barriga para baixo, o vírus que se acumula no fundo do pulmão tem a oportunidade de se desprender e de sair pela boca ou outros orifícios“, detalhou Bacci em seu Cidade Alerta.

A explanação do jornalista causou revolta no fisioterapeuta cardiorrespiratório Fábio Rodrigues, que usou seu perfil no Twitter para criticar a definição errada do procedimento. “Esta informação está completamente equivocada. Por favor, não é nada disso. Corrijam, não existe isso“, reclamou.

Em outro tweet, Rodrigues deu a explicação correta do que seria a pronação. “Esta é a prona e só deve ser feita por equipe muito treinada e experiente, não é o último recurso, protege áreas dos pulmões não afetadas pelo vírus, o paciente fica em torno de 16 horas nesta posição, com muitos cuidados e monitorização. Não elimina vírus para fora“, esclareceu o profissional paulistano.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade