PATRIARCA

Final de Gênesis: aos 147 anos, Jacó vive últimos dias ao lado dos filhos de José e Asenate

Sequência antecede flashes de todas as fases da trama bíblica

Publicado em 04/11/2021

Muito se fala sobre o final de Jacó / Israel (Petrônio Gontijo) em Gênesis. Talvez seja porque no decorrer da história houve a especulação entre alguns personagens de que o pai de 13 filhos tinha morrido. Foi Lúcifer (Igor Rickli) quem criou o boato, desesperando, José (Juliano Laham), o herdeiro preferido do ancião.

Portanto, no fim da superprodução bíblica da Record TV Jacó não morrerá. Na verdade, a novela vai retratar momentos de seu último ano de vida. De acordo com o Velho Testamento, Israel viveu até os 147 anos e no último capítulo ele já terá essa idade.

Nas cenas que fecham a trama, Jacó estará extasiado de felicidade por ter reencontrado seu filho perdido, José, que se tornou o governador do Egito, e estar reunido com toda a sua família novamente. Mesmo debilitado, ele terá a oportunidade de conhecer seus novos netos, filhos de José e Asenate (Letícia Almeida).

Segundo o roteiro de Gênesis, a novela mostrará o patriarca e os familiares todos satisfeitos, novos casais e crianças que nasceram. Em meio a isso, Deus (Flávio Galvão) vai narrar diversos versículos bíblicos que se relacionam com as cenas retratadas.

E dos filhos de Jacó vieram doze tribos, que mais tarde formou a nação de Israel”, dirá a voz divina. “E José habitou no Egito, ele e a casa de seu pai, até os seus últimos dias. Esse foi o Meu plano desde o início. Que o ser humano fosse plenamente feliz…”, continua Deus.

“Que as pessoas vivessem na terra uma extensão do que há no céu. Eu lhes dei somente o bem, mas eles quiseram conhecer o mal… Mesmo assim o Meu plano continua…”, declara o Todo Poderoso. Em seguida, Jacó sorri, pleno. “Por isso eu formei um povo… para que através dele todos os habitantes da terra pudessem ver que Eu sou Deus zeloso, que cuido bem dos que Me servem…“, continua Deus.

…não basta só dizer que crê em Mim… quem crê, obedece…”, diz a voz, enquanto José olha para Jacó que está olhando carinhosamente para ele. Eles sorriem um para o outro. “E obedece através da fé, que foi o que diferenciou os antigos, elevando-os acima da multidão…”.

A partir disso ocorre a cena final com Jacó, José e seus filhos, Efraim e Manassés. O ancião está sentado na cama e coloca a mão direita na cabeça de Efraim e a mão esquerda na cabeça de Manassés, abençoando-os. Em seguida coloca a mão na cabeça de José. O grand finale surge com Deus declarando. “E aos filhos de seus filhos…”.

Não deixe de ler também: Final de Gênesis: Judá tenta suicídio e é salvo por personagem em cena emocionante

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Gênesis.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade