Marília Carneiro

Figurinista de Ti Ti Ti fala sobre os desafios do trabalho na trama

Novela é a substituta de Laços de Família no Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 19/03/2021

Em Ti Ti Ti, o figurino está sempre em destaque. Além de conceituar os personagens, ele também é assunto na trama que retrata o universo da moda, com muitos eventos e desfiles. Coube à experiente figurinista Marília Carneiro, hoje com quase 50 anos de trabalho desenvolvendo figurinos para obras dramatúrgicas, a missão de criar as peças de roupas da trama e dos grandes desfiles de moda.

Acostumada a ver suas criações passarem das telas para as ruas – quem não se lembra das meias de lurex que a personagem de Sônia Braga usava em Dancin’ Days, de 1978? – Marília tem Ti Ti Ti como um dos trabalhos dos quais mais se orgulha.

Em entrevista, a figurinista conta um pouco mais sobre o trabalho na novela, que estará de volta no Vale a Pena Ver de Novo, dia 29, dividindo, inicialmente, a faixa com as emoções finais de Laços de Família.

Ti Ti Ti foi escrita por Maria Adelaide Amaral, com direção de núcleo de Jorge Fernando e direção de Marcelo Zambelli, Maria de Médicis e Ary Coslov.

Como foi criar o figurino de uma novela que tem a moda como tema central?

Desafiador, mas simplesmente delicioso desenvolver esse projeto contando com a cumplicidade da autora Maria Adelaide Amaral e do meu saudoso amigo Jorge Fernando e sua energia. Claudia Raia foi fundamental no processo também. Eu revi, evidentemente, a primeira versão de Ti Ti Ti e Plumas & Paetês, que também teve histórias adaptadas para a novela. Admirei os dois trabalhos, mas em se tratando de moda sempre temos que inventar novidades, algo ainda nunca visto.

Qual foi o maior desafio ao longo do processo?

O maior desafio foi, sem dúvida, dosar o humor dos figurinos para ficar “no ponto”: ousado ao extremo beirando a caricatura, mas sem perder a credibilidade.

Qual figurino fez mais sucesso?

Definitivamente os da Jaqueline (Claudia Raia) eram os mais pedidos e muito copiados pelo grande público. Os macacões e os cintos da personagem viraram sonho de consumo.

Conte um pouco sobre o figurino da Jaqueline e de outros personagens de destaque.

O figurino da Jaqueline era sofisticado, passou do popular ao fashion durante sua trajetória. Jaqueline e os costureiros Jacques Leclair e Victor Valentim eram as grandes apostas em termos de figurino. Vamos ver se depois de dez anos o figurino deles ainda será considerado excêntrico, porque com o tempo a gente não estranha mais os looks que antes foram considerados muito diferentes. O estranhamento acontece mais no impacto da novidade. A reprise vai dizer se tenho razão (risos).

Mesmo com toda a sua experiência, precisou de consultoria para a criação das roupas dos desfiles?

Eu contei com a colaboração da estilista Eliza Conde, profissional que admiro muito, para criar comigo esse universo dos desfiles.

Ao longo de sua carreira, você já ditou moda, como as meias de lurex de Dancin’ Days. Como é ver seu trabalho ir além dos personagens e chegar ao corpo de pessoas comuns? E como Ti Ti Ti marcou sua trajetória?

É uma alegria ver suas criações sendo copiadas, sinal de que agradou e isso é maravilhoso. Ti Ti Ti representa um gostoso sabor de sucesso, de reconhecimento, que é o que nós profissionais do ramo almejamos.

Quais os seus projetos profissionais no momento?

Sou responsável pelo figurino da adorável série Filhas de Eva, que está no Globoplay, e tem me dado grandes alegrias. Agora espero me vacinar para ficar livre para aceitar novos convites. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade