De Pedro a Tancredo

Fernando Henrique Cardoso apresenta série documental na TV Cultura

Inventores do Brasil estreia nesta quinta-feira e tem roteiro do próprio ex-presidente, com Elio Gaspari

Publicado em 27/04/2021

Estreia nesta quinta-feira (29), na TV Cultura, às 19h30, a série documental Inventores do Brasil. Apresentada por Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro, ao lado do jornalista Elio Gaspari, a série é composta de 13 episódios.

O programa mostra como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o País. Entre elas, Dom Pedro II e Joaquim Nabuco; Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda; Rodrigues Alves; Barão do Rio Branco; Getúlio Vargas; Juscelino Kubitschek; Dom Helder Câmara; Castelo Branco; Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

A edição apresenta também a ‘desinvenção’ do regime democrático brasileiro, bem como os cidadãos empreendedores que colaboraram com o desenvolvimento do País. Os anos de reinado de Dom Pedro II (de 1840 a 1889), que em parte devem ser retratados na novela das 18h Nos Tempos do Imperador, e as ideias abolicionistas de Joaquim Nabuco são o tema do primeiro episódio.

Quem assina a direção de Inventores do Brasil é o cineasta Bruno Barreto, detentor de uma das maiores bilheterias da história do nosso cinema com Dona Flor e Seus Dois Maridos, filme de 1976. Baseado na obra de Jorge Amado, o longe foi protagonizado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.

Outros filmes de Bruno Barreto foram Gabriela (1983), também com Sônia; Romance da Empregada (1987), com Betty Faria; O Que É Isso, Companheiro? (1997), com Pedro Cardoso; Flores Raras (2013), com Glória Pires; e Crô – O Filme (2013), com Marcelo Serrado revivendo seu papel de Fina Estampa.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade