Fantástico: Maconha medicinal legalizada avança no Brasil

Publicado em 29/04/2017

Três anos depois de exibir uma matéria sobre a luta de famílias para importar remédios à base de maconha, o ‘Fantástico’ volta ao assunto no programa deste domingo, dia 30, mostrando como ele evoluiu no Brasil e as novidades que estão trazendo alívio a portadores de síndromes e doenças crônicas. A matéria especial dessa semana traz o caso de uma mãe que conseguiu na Justiça autorização para plantar maconha em casa para produzir remédio legalmente para a filha. A Anvisa, por sua vez, autorizou uma empresa a importar 10 kg da planta para realizar, em parceria com a Unicamp, pesquisas para produção de um medicamento. Na área comercial, deve chegar às farmácias do Brasil, ainda este ano, um remédio europeu à base da mesma substância, indicado para o tratamento da esclerose múltipla. E em João Pessoa, funciona a todo vapor um laboratório que já distribui o medicamento feito a partir da maconha para quase 300 famílias de todo o país. Apesar de todos estes esforços, a produção ainda não é regulamentada, o que preocupa os cientistas. Pesquisadores da UFRJ estudam para saber o que está sendo consumido no país em termos de maconha medicinal.

E tem estreia no programa deste domingo. Inspirado na série ‘How not to DIY’, da BBC, e em histórias de pessoas que tentam resolver por conta própria problemas de reforma da casa, o ‘Fantástico’ lança a série ‘Não Faça Você Mesmo’. Divididos por temas – elétrica, hidráulica, instalação e manutenção –, os quatro episódios são apresentados por Rodrigo Santanna, que trata do assunto de maneira bem humorada, mostrando casos nacionais e internacionais. O humorista viaja o Brasil para mostrar alguns dos erros mais comuns.

No primeiro episódio, Rodrigo visita a casa do empresário Alan Bessa, que esqueceu de instalar o ralo nos dois banheiros e comprou uma bancada de pia que não permite que a porta abra completamente, sem bater na pedra. “Achei a bancada bonita, mas só depois que instalei e tentei abrir a porta vi o que tinha acontecido. O ralo eu só percebi quando a minha esposa foi lavar o banheiro e me ligou perguntando para onde a água ia”, conta o autor da “obra”. “Como o caimento ficou para fora do box, toda vez que ela joga um balde a água escoa para o corredor”, se diverte Alan. Esses não foram os únicos problemas detectados: o sifão também ficou desalinhado da cuba da pia. “Reza para nunca deixar a aliança cair na pia, se não já era”, brinca Rodrigo. O mestre de obras Arlindo da Cunha, chamado para solucionar os problemas dessa casa, explica que Alan vai precisar gastar o triplo do que seria necessário se tivesse contratado um especialista adequado para realizar a obra lá no início do projeto.

O quarto episódio da série ‘Gigantes dos Ares’, que revela em detalhes como funciona o fascinante e desconhecido universo da aviação internacional, mostra o caminho percorrido pelas bagagens pelos aeroportos de todo mundo, até chegar ao destino final.

O ‘Fantástico’ vai ao ar na noite de domingo, depois do ‘Domingão do Faustão’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade