Futebol

Faixa Especial, do SporTV, celebra títulos brasileiros na Copa América

Alexandre Lozetti e Everaldo Marques participam do revival

Publicado em 04/05/2020

Algumas conquistas são especiais pela forma como aconteceram, por suas histórias e pelos adversários enfrentados. A partir desta segunda-feira, dia 4, a Faixa Especial do SporTV relembra, com narrações e comentários inéditos, três títulos da seleção brasileira na Copa América, a principal competição sul-americana de seleções.

Oportunidade de rever as fases finais das edições de 2004, no Peru, e de 2007, na Venezuela, que terminaram com vitórias históricas sobre a Argentina, além da grande final da edição de 1989, disputada no Brasil, um título conquistado sobre os uruguaios, em uma decisão cercada de lembranças do ‘Maracanazzo’.

O Brasil chegou à final da Copa América de 2004 depois de golear o México por 4 a 1, nas quartas de final, e eliminar os uruguaios nos pênaltis na semifinal, jogos que abrem a Faixa Especial da semana.

Na final, diante dos argentinos, o placar era desfavorável até os 48 minutos do segundo tempo, quando Adriano, artilheiro e melhor jogador da competição, fez o gol do empate, levando a decisão para as cobranças de pênaltis. A vitória por 4 a 2 deu ao Brasil o sétimo título da competição.

Na final, havia muita pressão em cima da Argentina, que não ganhava um título de expressão desde 1993 e tinha sido precocemente eliminada na primeira fase da Copa do Mundo de dois anos antes. Era muito importante para eles conquistar o título. Mas o Brasil foi lá e venceu, mesmo jogando sem o time base de 2002”, conta Everaldo Marques, que estará ao lado de Alexandre Lozetti, Ana Thaís Matos e Caio Ribeiro na transmissão da final da partida, na quarta-feira, dia 6.

Túnel do tempo da bola

Três anos depois, na Venezuela, já sob o comando de Dunga, um renovado Brasil chegou às quartas de final depois de duas vitórias e uma derrota na primeira fase. O adversário foi o Chile, goleado por 6 a 1. Na semifinal, os velhos conhecidos uruguaios, derrotados, assim como em 2004, nas cobranças de pênaltis. Na decisão, o Brasil teve novamente os favoritos argentinos pela frente. A vitória brasileira por 3 a 1, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, decretou o oitavo título da Copa América.

Para fechar a semana, voltamos no tempo rumo à 34ª edição da Copa América, realizada em 1989 no Brasil. O formato de disputa era outro, com a fase final disputada em um quadrangular com as melhores seleções da primeira fase. A partida que decidiu o título colocou frente a frente mais do que duas seleções tradicionais, trouxe de volta a lembrança de uma das maiores derrotas do futebol brasileiro até então, a final da Copa de 1950, vencida pelos uruguaios.

O confronto aconteceria exatamente no mesmo dia, no mesmo lugar, diante do mesmo adversário que havia calado o Maracanã 39 anos antes. Mas aquele 16 de julho de 1989 foi bem diferente e ficou marcado na história por uma vitória verde e amarela por 1 a 0. O gol de Romário garantiu o título e espantou o fantasma uruguaio que assombrava o futebol brasileiro desde 1950.

Confira a programação

SEGUNDA-FEIRA, dia 4: 19h – Copa América de 2004 – Brasil x México (quartas de final)

TERÇA-FEIRA, dia 5: 19h – Copa América de 2004 – Brasil x Uruguai (semifinal)

QUARTA-FEIRA, dia 6: 19h – Copa América de 2004 – Brasil x Argentina (final)

QUINTA-FEIRA, dia 7: 19h – Copa América de 2007 – Chile x Brasil (quartas de final)

SEXTA-FEIRA, dia 8: 19h – Copa América de 2007 – Uruguai x Brasil (semifinal)

SÁBADO, dia 9: 18h – Copa América de 2007 – Brasil x Argentina (final)

DOMINGO, dia 10: 18h – Copa América de 1989 – Brasil x Uruguai (final)

A Faixa Especial vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, às 19h, e aos sábados e domingos, às 18h, no SporTV.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade