Novo trabalho

Ex-apresentador do Bem Estar, Fernando Rocha lança livro

Como Ser Leve em um Mundo Pesado é o título da obra

Publicado em 13/11/2020

Fernando Rocha deixou a Globo em 2019, depois de 30 anos trabalhando na emissora. Destes anos todos, ficou quase dez no comando do Bem Estar, que hoje é um quadro exibido nos programas Encontro e É de Casa. Enquanto não volta à TV, o jornalista lança seu livro Como Ser Leve em um Mundo Pesado, publicado pela Editora Rocco.

Ao sair do programa Bem Estar, o jornalista Fernando Rocha não sabia o que faria dali pra frente. Tinha virado meme na internet com uma piada sobre o encontro da clara com o ovo e parecia muito difícil se reconstruir depois de todos esses acontecimentos. Foi necessário um ano inteiro para que Fernando entendesse que usar sua alegria, bom humor, energia, pensamento positivo e perseverança para ajudar a deixar o mundo menos chato era seu verdadeiro propósito.

Em seu novo livro, ele partilha seu caminho para redescobrir sua essência e valiosos aprendizados que o ajudaram em sua transformação pessoal e profissional. Quando deixou para trás uma rotina rígida e previsível na TV, Fernando passou a gerir seu próprio tempo e trabalho – um cenário totalmente novo para ele.

Com uma palestra baseada em seu primeiro livro Na Medida do Possível (ou quase) – um Manual sobre a Vida Saudável, ele viajou pelo Brasil dividindo suas histórias e superações: dos treinos diários para a Dança dos Famosos do Domingão do Faustão até o regime-reportagem que o fez eliminar quase 20 quilos em dois meses. Neste período, como jornalista, criou ainda uma nova forma de se comunicar pelas redes sociais com o público que o acompanhava na TV, compartilhando desafios e fazendo entrevistas, o que também trouxe oportunidades de parcerias e projetos na internet.

Porém, o ano de 2020 chegou e uma pandemia atravessou o caminho de todos no mundo inteiro. Muitas pessoas perderam seus empregos, mudaram sua relação com o trabalho, adiaram planos, precisaram ressignificar o tempo e a percepção do que é essencial. Assim como Fernando Rocha, a maioria foi pega de surpresa e não tinha um plano B.

“Mudar é um processo natural e inevitável. Nessa mudança, dor e medo são partes integrantes do processo e não podem ser vendidos separadamente. Embora seja uma experiência muito pessoal, existem pontos em comum nesse aprendizado que podem ser úteis pra todo mundo. O clique é de cada um, mas a virada de chave é a mesma. Por isso eu decidi escrever esse livro”, ele conta no primeiro capítulo.

Através de histórias reais e de cinco aprendizados — perceber os sinais, ter iniciativa, rir de si mesmo, ser resiliente e conhecer as próprias emoções —, Fernando Rocha ajuda o leitor a reinventar a concepção do que é importante no âmbito profissional de cada um, instigando a pensar além do “plano B”.

O livro, que também é tema de uma nova palestra, traz entrevistas com profissionais que encontraram não só um trabalho, mas o seu propósito de vida, e que contam suas trajetórias para chegarem lá. Entre os convidados estão a Monja Coen e o caminho para o autoconhecimento; a educadora social Tia Dag, conhecida pelo projeto Casa do Zezinho e pela pedagogia do arco-íris; o psicanalista e ganhador do Prêmio Jabuti, Christian Dunker; a médica oncologista Paola Tôrres, que usa o cordel para explicar o câncer no sistema linfático; e Sheila Nunes, uma ascensorista que descobriu como fazer a diferença na vida de seus companheiros de viagem.

Como Ser Leve em um Mundo Pesado será lançado no dia 21 de novembro, a partir das 18 horas, em uma palestra com o autor. O evento será realizado no drive-in Villa Open Air, localizado no Shopping VillaLobos, em São Paulo. Cada ingresso pago dá direito à entrada de um carro com até quatro pessoas e um livro autografado, este será retirado mediante a apresentação do ingresso na entrada do evento. Os ingressos grátis são para as pessoas que já possuem o livro autografado. Essas precisarão apresentar o livro e o ingresso impresso na entrada do evento.

Sobre o autor

Fernando Rocha é jornalista, apresentador, ator, radialista, escritor e palestrante. Trabalhou como repórter e apresentador por 30 anos na Rede Globo, sendo os últimos 10 anos como apresentador do Bem Estar, programa apresentado diariamente na TV. Atualmente Fernando tem se dedicado a programas online no portal Yahoo, além de apresentar o podcast Macho Detox e seu novo livro sobre propósito de vida.

Serviço

Como Ser Leve em um Mundo Pesado
Selo: Rocco
Formato: 14 x 21 cm
Nº de páginas: 128
Preço: R$ 29,90

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade