“Eu não me arrependo de nada, eu tenho orgulho”, diz Jean Wyllys sobre cuspida em Jair Bolsonaro

Publicado em 12/04/2019

O ex-deputado do PSOL Jean Wyllys foi o entrevistado do Conversa com Bial da madrugada desta sexta-feira (12). O apresentador Pedro Bial viajou até Barcelona, na Espanha, para conversar com o ex-parlamentar. Vale lembrar que Bial e Jean se conheceram em 2005, quando o baiano foi o vencedor do BBB5.

Jean abriu mão do seu terceiro mandato e foi morar em Berlim, na Alemanha, por causa das ameaças de morte que recebeu. “Eu saí do Brasil por conta das ameaças de morte, porque não estava conseguindo mais ter uma vida de uma pessoa decente. Eu acho que toda pessoa tem direito a uma vida que ela possa ir a um restaurante, sair na praia, sem ser insultado, sem ser ameaçado, sem correr esse tipo de constrangimento. Essa vida tinha desaparecido para mim”, contou.

Durante a entrevista, Bial lembrou do momento de votação do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Na ocasião, Jean chegou a cuspir no então deputado federal Jair Bolsonaro, hoje presidente da República. “Eu não me arrependo de nada, eu tenho orgulho. Era um acúmulo de tudo… de anos de assédio moral, de violência contra mim, de xingamentos sem que as pessoas reagissem. De uma naturalização daquela violência que ele praticava, de ele tratar minha homossexualidade como um meio de me difamar”, justificou.

Marielle Franco

Amigo da vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio de Janeiro em 2018. Jean Wyllys afirmou que quando soube da notícia da morte, algo se partiu dentro dele. “Eu não consegui enxergar mais a política, a minha vida, a minha atuação, da mesma maneira. Aquela execução teve um peso em repensar se eu queria continuar como ativista. Se eu queria permanecer no PSOL, se eu queria permanecer deputado, todas as dúvidas vieram. Não era uma companheira de partido, era uma amiga. Chorei a madrugada inteira”, lembrou, emocionado.

Em determinado momento da entrevista, o apresentador mostrou uma cena do Big Brother Brasil 5, do qual Jean saiu campeão. As imagens foram da formação do primeiro paredão, em que o baiano recebeu seis votos dos outros participantes. Bial lembrou que, na época, Jean se tornou o “namoradinho do Brasil”. Diferente do que aconteceu durante sua atuação na política, em que ele chegou a ser ameaçado de morte. “No BBB, eu tinha um posicionamento amplo, todas as minhas características poderiam ser reunidas e mostradas no programa de televisão. Na política é diferente. Primeiro você tem que escolher um partido. Quando você escolhe e se posiciona, já elimina e afasta pessoas que não concordam com aquele partido”, explicou.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade