Estilo | #velhapraisso: campanha questiona padrões impostos às mulheres

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Atrizes como Suzana Vieira, Vera Holtz, Angela Vieira, Laura Cardoso, Cássia Kis Magro, Fernanda Montenegro e as jornalistas Glória Maria e Marília Gabriela e tantas outras personalidades da mídia são a prova de que a idade não é tabu para nada.

Juntas elas provam dia após dia que temos é que valorizar cada vez mais o talento e a beleza de cada uma delas e, é claro, as muitas “Suzanas”, Glórias” e “Fernandas” que passam pelas nossas vidas, mas que não recebem o mesmo destaque.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pioneira em questionar padrões de beleza e comportamento, uma ação da Natura buscar desconstruir preconceitos com a campanha digital #velhapraisso, que estreou no último dia 5/10.

Vania (73 anos), Edineide (53), Claudia (40), Priscilla (37) e Mariana (27). Em comum, todas essas mulheres enfrentaram o preconceito de “serem velhas demais” para suas escolhas. Uma tem o corpo tatuado e é fã de heavy metal; outra foi casada por 31 anos com um homem até se apaixonar por uma mulher; há a que decidiu ser mãe sem um parceiro e a que sente orgulho de ser virgem. Todas trazem depoimentos comoventes, provocadores e encorajadores.

Aos 37 anos, Priscilla decidiu largar a carreira ao descobrir que a dança a fazia verdadeiramente feliz. “Tem um monte de coisas que eu não vou conseguir fazer, como levantar a perna à cabeça; mas e tudo aquilo que eu vou fazer?”, reflete.

A partir dessas histórias reais e inspiradoras, Chronos convida todas as mulheres a compartilharem suas experiências e a participarem do movimento que valoriza a identidade e a liberdade de escolha, independentemente da idade. A marca foi precursora no tema ao lançar, há mais de 20 anos, a campanha “Mulher Bonita de Verdade”, com mulheres reais e de diferentes idades.

“Nós mulheres passamos a vida sendo julgadas, pela idade, pelo jeito de vestir, pelas atitudes. Natura Chronos propõe uma conversa aberta sobre os julgamentos e padrões aos quais somos submetidas e mostra que nunca é tarde para ser você mesma”, diz Maria Paula Fonseca, diretora de cosmética da Natura.

“A primeira decisão foi assumir a palavra ‘velha’, que é sempre suavizada e escondida atrás de eufemismos limitantes, como idosa, melhor idade e outras”, explica James Scavone, diretor de criação e sócio da agência Salve, agência digital do grupo ABC. “Cada história é uma provocação. Quem nunca ouviu ‘você está velha para isso?’”, completa Scavone.

A ação dá seguimento à campanha institucional Viva Sua Beleza Viva, que reforça o posicionamento e a essência da Natura, celebrando as diversas belezas.

Por Leandro Lel Lima: Paulistano, libriano, formado em jornalismo pela Estácio de Sá. Escreve sobre TV, cinema, teatro e comportamento. Já passou por sites especialiados em TV e foi comentarista de cultura da Rede Família de TV (Grupo Record).
facebook.com/leandrolellima
twitter.com/Leandro_LelLima

lellimacomunicacao@gmail.com
lellima@observatoriodatelevisao.com.br

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio