Estilo | Confira dicas para manter os cabelos bem cuidados como os dos famosos no Verão

Publicado em 26/12/2016

O tão aguardado Verão começou no último dia 21/12 (quarta-feira) e, com ele, garantias de muita praia, sol e férias, não é mesmo? Mas o que não pode faltar são os cuidados com a pele e cabelos. E isso vale para homens e mulheres.

Conversamos com uma especialista no assunto que dará dicas importantes de como manter os fios cuidados e, é claro, bem tratados. Doutora Eloysa Aires é especialista e mestre em dermatologia pela UFF, e recomenda:

Saiba exatamente qual seu tipo de cabelo. Isso fará toda a diferença na hora de escolher os produtos e a textura deles: pomadas, gel com ou sem álcool, etc.

Uma avaliação especializada pode ajudar com orientações sobre produtos para limpeza do couro cabeludo e fios, bem como hidratação dos fios. 

Para elas: 

Aproveite o calor para tomar banhos mais frios. Água quente, a partir de 36° graus, estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode colaborar para a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço.

Não durma com os cabelos molhados. A umidade em conjunto com o abafamento e o calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos, provocando a queda dos fios.

Felipe Simas reuniu toda a família a esposa gravida e o filho Joaquim Agnews

Evite o “cabelo verde”. Mas, lembre-se: Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo. Dica: Para tirar a cor do cabelo recomendamos lavar os fios com vinagre morno ou leite morno por aproximadamente cinco minutos.

A combinação de silicone com sol pode causar uma reação indesejada, como pontas queimadas e sem vida. Prefira reparadores com proteção solar que preservam os fios.

Yana foi vista na praia da Barra na última terça 2012 Agnews

Atenção garotas: As mulheres devem ficar atentas à alopecia, um tipo crônico de queda dos cabelos, que atinge alto número de mulheres. São vários os fatores que contribuem para sua incidência: desde produtos químicos, idade, fatores hormonais e até infecções virais ou bacterianas. Os tratamentos incluem a prescrição de shampoos, produtos tópicos e suplementos vitamínicos. Mas, as opções mais ativas são sessões de LED e intradermoterapia capilar, com a aplicação de produtos no consultório médico de forma injetável ou através de rollers ou lasers fracionados.

Paula também postou nas redes um dia de descanso ReproduçãoInstagram

Para eles: 

Os homens devem ficar atentos à oleosidade excessiva. Geralmente, eles estão mais vulneráveis do que as mulheres a apresentar uma condição chamada dermatite seborréica. Ela pode provocar vermelhidão, coceira, descamação e, por consequência, caspa no couro cabeludo. Para o excesso de oleosidade, o ideal é lavar os cabelos 1x ao dia e usar shampoos específicos que a controlam; já para dermatite seborreica é necessário o uso de shampoos com medicamentos e, por vezes, uso de produtos tópicos para seu completo controle.

Felipe Simas e o pequeno Joaquim pegaram onda no Rio Agnews

Para praia e piscina, o ideal é ter sempre protetores capilares e um spray de água termal. Para quem tem pouco cabelo o uso de protetor solar no couro cabeludo é indispensável. Use também bonés com proteção solar que além de proteger o couro cabeludo, protege também a pele.

Colunista Leandro Lel Lima

*As informações e opiniões expressas nessa coluna são de total responsabilidade de seu autor.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade