Esporte Espetacular homenageia bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva

O programa lembra dos 20 anos da morte do atleta

Publicado há uma hora
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Neste domingo (17), o Esporte Espetacular homenageia o bicampeão Adhemar Ferreira da Silva. O atleta é o único brasileiro a conquistar o bicampeonato olímpico de forma consecutiva em uma prova individual – foi ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque-52 e Melbourne-56.

A atração da Globo relembra os 20 anos do falecimento do esportista, vítima de parada cardíaca. E ele não era “apenas” um grande atleta. Entre as várias facetas que desenvolveu ao longo de 73 anos, estavam as de ator, músico, jornalista e diplomata. Ele tinha três diplomas e falava fluentemente outros quatro idiomas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Incentivada pelo pai, Adyel Silva escolheu a carreira de cantora. Chegou a morar com ele na Nigéria, onde Adhemar foi adido cultural do Brasil. No programa deste domingo, a ela interpreta a canção preferida do campeão, “Gente Humilde”, de Chico Buarque, Aníbal Augusto Sardinha e Vinícius de Moraes. “Se eu sou musical, é por causa dele. Isso estava no DNA dele e está no meu. É uma coisa que ele gostava muito”, conta a cantora.

Na segunda parte da reportagem sobre violência à mulher no esporte, o tema é o machismo no futebol e a responsabilidade dos clubes de formar cidadãos que saibam a importância de erradicar o preconceito nos gramados.

“No futebol, as mulheres são tratadas de forma totalmente diferente dos homens. A gente sabe das dificuldades que elas passam e, mesmo tendo talento, não são valorizadas do jeito que poderiam”, diz o atacante Richarlison, da seleção brasileira.

Há também as referências femininas de sucesso no futebol. A árbitra Edina Alves é a única brasileira no quadro da Fifa. Ela percebe que o esporte está passando por uma transformação gradual: “A aceitação está muito maior. As pessoas estão com a cabeça mais aberta. Se ficassem da forma como era antigamente, o que esperar deste mundo?”.

Verão

O segundo domingo do Verão Espetacular será em duas rodas. Direto de Atibaia, no interior de São Paulo, Everaldo Marques narra o Duelo de Motos, que promete tirar o fôlego, com acrobacias aéreas perfeitas.

Cada piloto tem 90 segundos para fazer as manobras, que serão avaliadas por cinco especialistas a partir dos critérios variedade, execução, uso da pista, energia e estilo. A competição acontece na Pedra Grande, um ponto turístico da cidade muito procurado pelos praticantes de asa delta. Como em todos os eventos do Verão Espetacular deste ano, não haverá presença de público por causa da pandemia.

O Esporte Espetacular deste domingo começa logo após o Auto Esporte.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio