Literatura

Escritora premiada, ex-diretora da MTV lança livro juvenil

A publicação se passa nos anos 1990, época em que a autora trabalhava no antigo canal

Publicado em 03/08/2021

A escritora Keka Reis, que dirigiu programas na extinta MTV Brasil, lança seu novo livro, Medley ou Os Dias em que Aprendi a Voar. A publicação se passa nos anos 1990, época em que a autora trabalhava no antigo canal do Grupo Abril, que se tornou uma febre entre os jovens daquele período.

Repleto de referências da música, cinema e literatura da década, o enredo explora o amadurecimento infantojuvenil, luto, os relacionamentos amorosos e o despertar para a sexualidade da protagonista, a Lola. Roteirista premiada, Keka Reis, finalista do Jabuti 2018 e 2019, apresenta seu lançamento, publicado pelo selo jovem da VR Editora

Depois da indicação ao Prêmio Jabuti em 2018 e 2019 com dois livros infantis, a escritora Keka Reis mergulha em Medley ou os Dias em que Aprendi a Voar, livro de estreia na literatura juvenil. A obra é inspirada no primeiro longa-metragem adolescente da roteirista, premiado em festivais estrangeiros como o México Internacional Film Festival e top 10% no Bluecat Screenplay Contest, um dos mais prestigiados concursos de roteiro dos Estados Unidos.

Capa de Medley
Capa de Medley (divulgação)

Como sugere o título e capa da produção, a protagonista é nadadora. A presença do esporte na vida da jovem permeia a narrativa para além das piscinas: a atividade é como um grande espelho da subjetividade de Lola e dos desafios que precisa enfrentar durante a fase de transição da infância para a vida adulta. A notícia da morte do pai, por exemplo, recebida sem muita explicação por parte da mãe aos quase quatro anos, mudou para sempre a vida da personagem.

É na viagem de férias, longe da mãe e do irmão, que a relação de Lola com a vida, e com ela mesma, começa a se transformar. Em Salto Bonito, cidade imaginária que ganhou até um mapa no início do livro, a protagonista se expõe a novas amizades, a primeira paixão e ao despertar para a sexualidade, sempre com a problemática da perda precoce e inexplicada do pai como pano de fundo.

Ambientada no início dos anos 1990 e repleta de referências musicais, literárias e cinematográficas, Medley ou os Dias em que Aprendi a Voar retrata o adolescer da protagonista tímida em uma época de conexões estabelecidas presencialmente. Memórias há muito esquecidas e outras partes de uma nova Lola emergem durante as 232 páginas da narrativa.

Sobre a autora

Keka Reis é escritora, roteirista e dramaturga. Nos anos 1990, escreveu, produziu e dirigiu programas na MTV. Como roteirista, tem colaborado desde 2006 em filmes e inúmeras séries para a TV. Estreou na literatura com O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Chocolate Comprado nas Ilhas Maldivas, seguido por O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro, finalistas do Prêmio Jabuti em 2018 e 2019, respectivamente.

Seu primeiro livro também virou peça de teatro, eleita a melhor na categoria infantojuvenil em 2019. Medley ou Os Dias em que Aprendi a Voar surgiu de um roteiro cinematográfico premiado em diversos festivais internacionais. Para adquirir, clique AQUI.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade