Feliz cumple

Erick Elías, o Armando de “Betty”, faz 40 anos hoje; conheça sua trajetória

Ator já esteve com outra novela no Brasil através da Record TV

Publicado em 23/06/2020

No ar pelo SBT em Betty a Feia em NY, o ator Erick Elías está completando nesta terça (23) os seus 40 aninhos de idade. Intérprete do conquistador Armando Mendonza, o profissional chama atenção pela brilhante construção de seu personagem na releitura de uma história com mais de 20 anos de existência.

O Observatório da TV levantou detalhes sobre a vida do galã. Erick Elías ficou famoso de verdade após se tornar campeão do reality Protagonistas de Novela, versão da Telemundo (emissora americana de conteúdo espanhol), e derrotar ninguém menos que William Levy, outro queridinho da America Latina.

Erick Elías vive o Armando de Betty a Feia em NY (Foto/Montagem)
Erick Elías vive o Armando de Betty a Feia em NY (Foto/Montagem)

A atração visava o confinamento de artistas anônimos e/ou independentes que almejavam a fama e um destaque em novelas. Em 2004 o reality show ganhou versão brasileira através do SBT. Para tal, Silvio Santos em mais uma de suas ideias mirabolantes fez uma fusão entre o programa e a Casa dos Artistas.

Nascido em Guadalajara, no México, o seu ingresso para o universo artístico na verdade se deu ainda na adolescência, antes do reality, quando integrou o grupo musical Tierra Cero, formado por quatro garotos.

Erick Elías como Armando em Betty, a Feia em Nova York (Divulgação / Telemundo)
Erick Elías como Armando em Betty, a Feia em Nova York (Divulgação / Telemundo)

Posteriormente a esses trabalhos, Erick conseguiu firmar-se neste mundo e de lá pra cá já reúne cerca de 15 grandes trabalhos na TV, com destaque, é claro, para a atual comédia da Telemundo: 100 Dias para Enamorarnos.

Sua primeira participação em uma novela foi em em DKDA: Sueños de juventud (1999-2000), seguido por Amigos x Sempre (2000), já exibida pelo SBT.

Mas foi interpretando o vilão Renzo de El Zorro: la espada y la rosa (2007) que sua imagem ganhou projeção mundial e sua atuação encantou mais que a beleza. A trama foi exibida no mesmo ano pela Record TV.

Erick Elías como Renzo em Zorro (Telemundo)
Erick Elías como Renzo em Zorro (Telemundo)

Em 2010, ao lado de Paulina Rubio, Erick Elias estrelou Nina De Mi Corazón, um remake de Pequena Travessa produzida por Pedro Damián, o mesmo de Rebelde (2004-2006) e com versão brasileira pelo SBT em 2002.

Mas a ligação de Erick com o Brasil vai além de suas novelas transmitidas por aqui, pois o ator já integrou elenco de uma versão mexicana de uma novela brasileira: 

Ni Contigo Ni Sin Ti (2011), adaptação de Te Contei?, de Cassius Gabus Mendes, de 1978, transmitida às 19h. Novela que veio no rastro de Anjo Mau Locomotivas. Foi a terceira novela reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, em 1981.

Armando (Erick Elías) em Betty, a Feia em NY
Armando (Erick Elías) em Betty, a Feia em NY (Reprodução).

Em Por que El Amor Manda, de 2012, Erick Elias pisou com os dois pés na comédia ao dar vida a Rogélio, um vilão problemático que atrapalhava a vida do personagem vivido por Fernando Colunga.

O drama de El Colos de la Pasión (2014) rendeu a Erick Elías diversos prêmios. O ator interpretou Marcelo, um homem em busca de vingança pelo assassinato do irmão e acaba se apaixonando pela personagem de Esmeralda Pimentel.

Erick Elías em El Color de La Pasión (Reprodução: Televisa S.A.)

Em 2018, pouco antes do projeto “Betty” Erick Elías interpretou um personagem que se declara gay na peça Straight, um trabalho que permitiu que o ator explorasse seu corpo e sua intelectualidade sobre o assunto. A obra é de Manolo Caro, o criador de La Casa de Las Flores (Netflix).

Alejandro Speitzer e Erick Elías (Reprodução)

Foi uma decisão difícil e difícil de tomar. Mas eu fiz isso porque um ator precisa superar todas as barreiras e preconceitos“, disse Erick Elías ao portal El Norte, na época.

Beijo gay entre Alejandro Speitzer e Erick Elías (Reprodução)

Na sequência vieram El Hotel de los Secretos e o êxito mundial Betty a Feia em NY. A novela também pode ser conferida na íntegra pela Netflix, em espanhol e também com dublagem em português. Feliz aniversário ao galã!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade