Período histórico

Epidemia de cólera no Brasil será abordada na novela Nos Tempos do Imperador

Pilar ficará desesperada e tentará salvar a população

Publicado em 24/11/2021

Nos Tempos do Imperador vai abordar em breve a primeira epidemia de cólera no Brasil. A doença surgirá no Rio de Janeiro por meio de uma freira que virá da Paraíba.

A irmã da Ordem Terceira será examinada por Pilar (Gabriela Medvedovski), que logo perceberá outros casos chegando ao seu consultório.

Ao perceber que os sintomas são os mesmos, a médica ficará desesperada. “Tivemos o primeiro caso, uma freira que veio da Paraíba. Começaram a chegar outros pacientes que viajaram no mesmo navio”, dirá ao presidente da Junta Central de Higiene Pública.

Pilar exigirá um aviso geral à população para frear a epidemia. Entretanto, a autoridade ficará desconfiada. “Não podemos esperar nem mais um minuto. A situação pode sair do controle. Se nada for feito, muitas pessoas vão morrer. Temos que avisar à população”, relatará o grande amor de Samuel (Michel Gomes).

A cólera no Brasil

A cólera é uma grave doença causada por bactérias, sobretudo em locais com higiene precária e baixo saneamento básico. Entre os sintomas, estão vômitos, desidratação e dor abdominal.

Na época da novela, a enfermidade foi trazida ao Brasil pelos ingleses. Ainda sem conhecer direito um tratamento eficaz, Pilar ficará desesperada ao ver as pessoas doentes. Tudo isso em meio à Guerra do Paraguai.

As cenas devem ir ao ar no começo de dezembro na novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão. A partir daí, Nos Tempos do Imperador entra na reta final. A trama será substituída por Além da Ilusão no início de 2022.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade