princesa

Entenda a morte trágica e precoce de Leopoldina, retratada em Nos Tempos do Imperador

Mãe de quatro filhos, a caçula de Dom Pedro II faleceu em 1871

Publicado em 05/11/2021

Nos Tempos do Imperador está retratando a vida de Dom Pedro II (Selton Mello) e sua família. Leopoldina (Bruna Griphao), a filha caçula do monarca, também compõe a história escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Na primeira fase, o público pode conhecê-la criança, e na segunda e atual, ela em sua adolescência.

Antes de se tornar uma mulher adulta, inclusive, Leopoldina se casou com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, mais conhecido por Augusto na novela das seis. A cerimônia aconteceu em 1864, quando tinha 17 anos.

Logo depois da união selada vieram os filhos do casal, apesar da primeira gravidez não ter ido para a frente. O primeiro que veio ao mundo foi o herdeiro ao trono, Pedro Augusto, sucedido por Augusto Leopoldo e José Fernando. O quarto e último filho do casal, o príncipe Luís Gastão, nasceu na Áustria.

Doença de Leopoldina

Instalada definitivamente em Viena, capital austríaca, Leopoldina vivia pelo marido e pelos filhos. Foi quando, aos 23 anos, começou a apresentar sintomas do que parecia ser febre tifoide. A doença, transmitida por água contaminada, afetou a cidade toda e nem mesmo a princesa ficou livre.

O ano era 1871 e, além da febre alta, Leopoldina também foi acometida por manchas características na pele e problemas intestinais, que a levou a um quadro grave de desidratação e fraqueza.

De acordo com registros históricos, a filha mais nova de Pedro II passou cerca de 30 dias convalescendo, sendo que nos últimos começou a delirar e ter convulsões. Em fevereiro do mesmo ano Leopoldina faleceu, tendo o seu corpo enterrado na Alemanha, mais precisamente no mesmo local de Santo Agostinho.

Ainda não se sabe se a trágica e precoce morte de Leopoldina fará parte da história contada em Nos Tempos do Imperador. Na fase atual, a moça está conhecendo melhor seu pretendente, Augusto, por quem já está fortemente apaixonada, apesar dela não ter paciência com sua sogra. Ao mesmo tempo, a novela retrata agora o estopim para a Guerra do Paraguai, em 1864, ou seja, sete anos antes da morte de Leopoldina.

Leia também: Nos Tempos do Imperador: Gastão ou Augusto? Saiba quem foi o marido da princesa Isabel

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade