quatro episódios

Encontro com Patrícia Poeta estreia série Caminhos Negros

Produção é em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Publicado em 19/11/2023

Nesta segunda-feira (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o programa Encontro com Patrícia Poeta lança a série de quatro episódios intitulada Caminhos Negros. A produção visa resgatar e enaltecer a história de lugares e pessoas negras que, ao longo do tempo, foram silenciadas e apagadas e será exibida até o dia 23 de novembro.

Como parte das celebrações, o programa presta uma homenagem ao renomado nome da dramaturgia brasileira, Antonio Pitanga. O ator, de 84 anos, abriu caminhos para a ascensão de diversos atores e atrizes negras no cenário da TV, cinema e teatro. Patrícia Poeta receberá Pitanga no estúdio de São Paulo, juntamente com Tati Machado e Valéria Almeida. O cantor Dudu Nobre também participa da atração.

A série Caminhos Negros, conduzida pelo repórter e antropólogo Ernesto Xavier, foi gravada na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O objetivo é apresentar ao público histórias que muitas vezes foram negligenciadas pelos livros didáticos.

Em São Paulo, a produção revela uma versão pouco conhecida da origem do bairro da Liberdade, cujo nome foi associado ao clamor pela liberdade de Francisco José Chagas, o Chaguinhas, um soldado negro condenado à forca no século XVIII por reivindicar melhores condições de trabalho e salário.

Na Bahia, a série destaca a resistência negra da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, uma entidade católica que ajudava a alforriar negros escravizados e continua promovendo o empoderamento na capital baiana.

O episódio gravado no Rio de Janeiro, na região conhecida como Pequena África, revela restos mortais de pretos escravizados, que hoje abriga o Instituto dos Pretos Novos

O último episódio, gravado em Ouro Preto, Minas Gerais, traz a história de Chico Rei, um rei que foi trazido escravizado do Congo para o Brasil e deu origem ao Congado, uma tradicional festa afro-religiosa que ocorre em diversas regiões do país.