TV Aparecida

Emissoras preparam cobertura especial sobre Canonização de Irmã Dulce

TV Aparecida e Band preparam cobertura especial

Publicado em 09/10/2019

TV Aparecida

A TV Aparecida, em parceria com a Rádio Aparecida e o Portal A12, preparou uma cobertura jornalística da canonização de Irmã Dulce, que acontece em 13 de outubro, no Vaticano. No mesmo dia vai ao ar um documentário sobre a vida da religiosa. A partir desta quinta-feira (10), a TV Aparecida antecipará suas homenagens exibindo um especial no programa Arquivo A, todo produzido na terra natal da santa, em Salvador (BA). E no dia 20 de outubro vai ao ar a celebração de uma missa, que será realizada em um estádio em Salvador.

Arquivo A – Especial Irmã Dulce

O programa Arquivo A, que vai ao ar na TV Aparecida nesta quinta (10), às 22h, contará a história da primeira santa brasileira de nosso tempo, Irmã Dulce. A reportagem foi até Salvador, onde ela nasceu e viveu, e visitou importantes lugares como a primeira casa em que a religiosa abrigou doentes. Será mostrada a comunidade dos Alagados, que recebeu grande atenção da santa, além de suas obras sociais. O programa conta com depoimentos de pessoas que conviveram com a religiosa, como a irmã Olívia Lucila da Silva, que auxiliou a futura santa com ações filantrópicas. A reportagem ainda conversou com a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita, que atualmente administra as obras sociais e ainda com José Maurício Moreira, o miraculado que voltou a enxergar após o milagre creditado à religiosa.

Documentário e cerimônia de canonização

O documentário “Irmã Dulce”, vai ao ar em 13 de outubro, às 13h, momentos antes da transmissão da cerimônia de canonização, às 14h, direto do Vaticano. Uma equipe de jornalistas da Rede Aparecida, formada por Ana Neri, Felipe Melo, Polyana Gonzaga e o cinegrafista Diego Rosa, estará na Praça de São Pedro para a cobertura desse evento tão importante para o catolicismo brasileiro.

Missa em Salvador

E no dia 20 de outubro, às 17h, a TV Aparecida vai transmitir a missa, aqui no Brasil, em homenagem à Santa Irmã Dulce, que será celebrada na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Biografia da religiosa

Irmã Dulce, cujo nome de batismo é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, ficou conhecida por suas obras assistenciais aos necessitados.

Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, ela nasceu em Salvador, no dia 26 de maio de 1914.

Faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador. A Associação Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), fundada nos anos 1950 pela religiosa na capital baiana, atualmente é um dos maiores complexos de saúde 100% gratuito do Brasil, com 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais, por ano, a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua.

Milagres

São quatro as exigências do Vaticano para comprovar a veracidade das graças, até serem consideradas milagres: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer imediatamente após a oração), duradouro e perfeito. No caso de Irmã Dulce, três graças alcançadas por devotos, após orações, estavam sendo analisadas pelo Vaticano, com vista ao processo de canonização da religiosa. Esses três casos foram enviados ao Vaticano pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em 2014, após análise de profissionais da própria instituição.

Band na Cobertura

A Band será a emissora oficial da celebração da canonização de Irmã Dulce, na próxima semana, em Roma, Itália. As jornalistas Pâmela Lucciola, da Band Norte/Nordeste, e Sônia Blota vão dar voz e rosto à cobertura, que vai contar com conteúdos exclusivos. A diretora de Jornalismo da Band Nordeste, Zuleica Andrade, também estará em Roma, coordenando a cobertura. No dia 11, ocorre a coletiva internacional de imprensa para tratar da canonização. Já no dia 12, a abertura da celebração será marcada por um grande evento promovido pela Embaixada do Brasil em Roma e pelas Obras Sociais Irmã Dulce – OSID, com o apoio exclusivo da Band Norte/Nordeste.

Com o nome de Ave Dulce, o evento conta com exposição das obras do artista plástico Félix Sampaio e com a apresentação de um concerto em homenagem à santa, composto pelo maestro e compositor baiano Roberto Laborda, atual diretor da Orquestra Metropolitana de Barcelona, na Espanha. O concerto, para 200 convidados, apresentará trechos da ópera inédita Irmã Dulce composta pelo próprio Maestro Roberto Laborda e será realizado na embaixada do Brasil em Roma, localizada no Palazzo Pamphilj, na Piazza Navona. Como emissora oficial, a Band irá transmitir ao longo de sua programação conteúdos exclusivos.

No dia 13, ocorre a canonização da primeira santa brasileira, e, no dia 14, a cobertura internacional da Band Norte/Nordeste será encerrada com a primeira missa em homenagem à Irmã Dulce, celebrada por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. A cobertura da Band contará com entrevistas e reportagens especiais e flashs ao vivo na programação da emissora. Esta é a primeira cobertura internacional da Band Norte/Nordeste, que também terá cobertura especial do evento que marca a celebração pela canonização no Brasil, no dia 20, na Arena Fonte Nova.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade