Éramos Seis

Emília surta e destrói livros feministas de Adelaide

Mãe não se conforma com distância entre ela e a filha

Publicado em 27/11/2019

Emília (Susana Vieira) está perdendo de vez a paciência com Adelaide (Joana de Verona) em Éramos Seis. Ao perceber que a filha não é como ela projetou, ela fica irritada com as palavras, atitudes, roupas, e até com aquilo o que a filha resolve ler. E para mostrar quem é que manda na coisa toda, ela decide ser radical, destruindo os objetos da jovem.

Tudo começa quando a tia rica de Lola (Gloria Pires) pede para Higino (Thiago Justino), seu empregado, chamar a filha, e ele informa que a moça não está. “Esperei tanto pela volta de minha filha… Para quê? Se não estamos nunca juntas! Ela me culpa por tê-la abandonado, mal sabe ela que tudo que fiz foi para que não convivesse com uma irmã doente”, dispara.

Mal sabe ela, que Adelaide nesse momento está no cabaré frequentando uma das reuniões políticas, defendendo a ideia de uma nova constituição em que as mulheres possam ter mais direitos. Mais tarde, ela fica chocada ao pegar os livros que a filha lê: “Não sabemos onde se enfia, mas olha o que lê. Livros proibidos, livros de uma desvairada. Virgindade Inútil, Virgindade Anti-higiênica”, diz Emília sobre as obras de Ercília Nogueira Cobra.

“Anti-higiênica significa não saudável, madame, é de uma escritora que luta de direitos iguais entre homens e mulheres”, tenta minimizar Higino, mas a madame, tradicionalista que só, bate o pé e diz que não aceita. “É imoral. Eu não aprovo esta leitura. O que mais minha filha pensa? Que ideias têm? Deixei a casa em paz para receber Adelaide, tirei Justina daqui e ela vem com pensamentos imundos. Leve esse lixo pro lixo”, ordena.

Higino fica meio sem jeito, e Emília decide ela mesma fazer o trabalho. “Aqui não ficam. Adelaide vai ter que aprender a ter respeito por bem ou por mal. Que foi, Higino? Está com medo? Me dá isso aqui. Eu resolvo. Na minha casa, estes livros não”, diz pegando cada um deles picando-os em pedacinhos.

As cenas estão previstas para irem ao no capítulo 58, que será exibido na sexta-feira 06 de dezembro.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Éramos Seis

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade