Luto

Em homenagem a Léa Garcia, TV Globo e Globoplay exibem hoje episódio da série inédita Tributo

Atração vai ao ar após No Limite

Publicado em 15/08/2023

A TV Globo e o Globoplay anteciparão um episódio da série inédita Tributo como forma de homenagear a atriz Léa Garcia, falecida nesta madrugada (15). O conteúdo será disponibilizado ainda hoje na plataforma. Na TV Globo, será exibido após No Limite.

Tributo é uma série Original dos Estúdios Globo que reverencia profissionais que fizeram história na televisão brasileira. Será lançada no Globoplay e na TV Globo, ainda sem data prevista.

Com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado e direção de Matheus Malafaia, direção executiva de Rafael Dragaud, e sob a direção de gênero Variedades Mariano Boni, Tributo traz um olhar em primeira pessoa sobre o legado de artistas apaixonados por seu ofício.

São oito homenageados, cujas trajetórias profissionais se confundem intensamente com a própria história da televisão no país e deixam marcas profundas na cultura da nossa sociedade. No episódio em homenagem a Léa Garcia, a veterana é surpreendida ao reencontrar diversos amigos que fazem parte de sua trajetória.

Quem conduz essas homenagens, assumindo o papel de entrevistadora, é a atriz Juliana Alves. A série mostra passagens da história da atriz, marcada por muitos êxitos. Léa esteve nas adaptações para o teatro e cinema de Orfeu do Carnaval (1959), premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960 e também vencedor na categoria Melhor Filme do tradicional Festival de Cannes, na França.

Na TV Globo, a atriz teve a oportunidade de participar do primeiro programa gravado inteiramente em cores no país, Meu Primeiro Baile, Caso Especial exibido em 1972. Tributo também recorda o trabalho mais marcante de Léa na televisão, a controversa Rosa, de Escrava Isaura (1976).

As dificuldades vividas pela atriz ao longo da carreira também são retratadas na série. “Arte cênica já é difícil para qualquer ator. Para um ator negro, é muito mais. A luta foi muito grande. Nós tínhamos essa esperança de deixar um legado para as próximas gerações”, disse Léa, que sempre buscou alertar as equipes com quem trabalhou sobre questões sensíveis à sua raça.

Além do episódio de Tributo sobre Léa Garcia, a TV Globo fará outras homenagens à atriz. Hoje, logo após o Jornal da Globo, será reexibida entrevista cedida por Léa ao Conversa com Bial, em 2022.

No encontro presencial com Pedro Bial, gravado no Teatro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Léa dá uma aula de história ao trazer sua trajetória no teatro negro brasileiro, sendo uma importante figura a integrar o Teatro Experimental do Negro (TEM), companhia fundada por Abdias do Nascimento – artista e ativista pelos direitos civis da população negra – em 1959, com apenas 19 anos.

O programa resgata ainda alguns dos mais importantes papéis de Léa no teatro, cinema e TV. O Domingão com Huck dessa semana também fara uma homenagem a essa grande atriz.

No Globoplay, um trilho especial em homenagem à atriz está disponível para assinantes e não assinantes. Intitulado Adeus a Léa Garcia, disponibiliza a cobertura das homenagens à atriz, além de obras que marcaram sua carreira.

O canal Viva fará uma exibição hoje, às 18h, do episódio 9 (Léa Garcia) da série documental As Vilãs Que Amamos, que está disponível no Globoplay. O Canal Brasil também preparou uma programação especial em homenagem à atriz. Às 21h45, vai exibir As Filhas do Vento (2004), filme de Joel Zito Araújo.

Às 23h10, vai ao ar Um Dia com Jerusa (2020), filme de Viviane Ferreira. Às 00h25, será a vez de O Maior Amor do Mundo (2006), drama de Cacá Diegues; e às 02h10 será exibido A Negação do Brasil (2007), documentário de Joel Zito Araújo.

O Gshow preparou uma retrospectiva de trabalhos marcantes de Léa Garcia. Na reportagem e playlist já disponíveis no portal de entretenimento da Globo, o público pode relembrar a vilã Rosa, da novela Escrava Isaura, sua participação como o espírito Natália em A Viagem e Dona Antônia, suposta mãe do protagonista vivido por Lázaro Ramos em Mister Brau.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade