Remake

Elenco de Pantanal fala sobre gravações na região que dá nome à trama

Bruna Linzmeyer e Renato Góes são destaque na primeira fase da trama

Publicado em 12/01/2022

O Pantanal mexe com as pessoas. É como se ele tivesse o poder de acolher quem ele quer e afastar quem não quer”, comenta Rogério Gomes, diretor artístico da nova versão de Pantanal, celebrando que a equipe e o elenco foram bem-vindos pelo bioma desde que chegaram, em meados de 2021.

A riqueza da fauna e flora da região são realmente um espetáculo à parte e poderá ser visto pelo público logo na estreia da novela. Enquanto isso, o elenco comenta os bastidores das gravações, destacando as adaptações necessárias em um ambiente tão diferente das grandes cidades.

Bruna Linzmeyer interpreta a carioca Madeleine, que chega ao Pantanal contrariada após se casar com José Leôncio (Renato Góes). A atriz se sente um pouco como a personagem.

Olhei tudo com uma certa lente para Madeleine, não estive no Pantanal como Bruna, turista, passeando. Lembro que o primeiro dia que acordei, vi que onde estávamos, de manhã, tinha uma quantidade gigantesca de pássaro, de barulho, que eu nunca tinha ouvido. É uma mistura de ser encantador e desesperador. Todos os dias eu pensava que o lugar não tinha esquina. Não há para onde ir, você não caminha e vira. É uma continuidade de verde, de amarelo queimado, e tantas outras cores…”, comenta a atriz sobre as primeiras impressões que teve.

Ainda sobre a rotina de gravações diferenciada no local, Bruna comenta: “o dia a dia é muito diferente do que estou acostumada, mas tudo isso é muito legal para a personagem e para o trabalho. Poder ‘usar’ esses bichos, vai ter uma mão afastando uma mutuca, matando o mosquito… Isso eu vou poder levar para o estúdio. A Mirica, produtora de arte, arrumou um leque de palha lindo para a Madeleine, terá umas cenas dela se molhando com mangueira, gelo, água. As pessoas no Pantanal não se mexem muito, talvez seja uma maneira de conter energia. Eles estão mais acostumados, a Madeleine, não. Então, podemos colocar isso em cena, trazer essa vivência para o trabalho”.

Renato Góes, que faz par romântico com Bruna, ao interpretar na primeira fase o fazendeiro José Leôncio, também tirou proveito da vivência neste local para a construção de seu personagem.

Um mês antes da gravação, passei 15 dias no Pantanal. Liguei para uns amigos e expliquei que eu gostaria de conhecer o local. Fui com eles, passamos duas semanas. Dentro desses 15 dias, fui para a casa do Almir Sater passar três dias e no restante dos dias estive nas redondezas de Aquidauana, no Bosque Belo, a meia hora da cidade… Foi um impacto muito grande. É uma quantidade imensa de animais. Eu queria perder isso, queria que meu personagem não tivesse um deslumbramento. Tem uma coisa do ninhal, o momento que todos se juntam para fazer seus ninhos, isso encanta o Joventino e o Zé Leôncio quando eles chegam ao Pantanal. Mas José Leôncio está acostumado com biomas diferentes. E eu precisava quebrar isso. Portanto, esses 15 dias foram fundamentais.”

Fábio Neppo é Tião na nova versão da novela, ele trabalha com Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes); e é grande amigo de Quim (Chico Teixeira). O ator, que mora em São Paulo, passou um pouco mais de um mês na primeira vez em que esteve no Pantanal.

Foi difícil acostumar com o calor, sou de São Paulo, onde morei a vida inteira. Foi importante chegar uns dias antes de começar a gravar. E um desafio representar bem o peão, ainda mais se tratando dessa novela, desse tema, lembrando das pessoas que fizeram a primeira versão, é uma grande responsabilidade. Mas eu procuro sempre me divertir. Nas horas vagas, aproveitei para conhecer os pratos locais, como a sopa paraguaia, que descobri que não é uma sopa, mas sim um bolinho salgado, bem gostoso e bem tradicional”, comenta.

Chico Teixeira, que mora também em São Paulo, mas na área rural da cidade, já se adaptou melhor ao calor, pois frequenta o Pantanal desde menino.

Fui ao Pantanal pela primeira vez aos 13 ou 14 anos. Mudou minha vida. Fui para passar 15 dias, passei dois meses. O Almir (Sater) numa tarde me pegou, pediu para eu fazer uma base para ele estudar um solo de viola, e eu voltei tocando para São Paulo, destravei na música. Eu sabia tocar um ou outro acorde antes. E fui algumas vezes depois ainda. Eu e Gabriel (Sater) fomos criados como irmãos. São lindas histórias que tenho de lá, é um encontro comigo mesmo, me energiza. Olhar o céu estrelado no meio do Pantanal, o banho de rio, tudo marcou”, diz Chico, que é filho do músico Renato Teixeira.

Pantanal é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade