Momento histórico

Eduardo Leite revela integridade e interesse à Presidência ao assumir homossexualidade na TV

Governador do Rio Grande do Sul disse abertamente que é gay

Publicado em 02/07/2021

Eduardo Leite foi o convidado do Conversa com Bial na madrugada desta sexta (2). Antes mesmo do programa ser exibido, a Globo revelou um trecho da entrevista em que o político assume sua homossexualidade em rede nacional.

A revelação virou assunto nas redes sociais com elogios e críticas ao governador do Rio Grande do Sul, que além de detalhar o fato, falou sobre seu interesse em ser candidato à Presidência em 2022.

O político de 36 anos surpreendeu Pedro Bial ao dizer que “é um governador gay”. Segundo ele, a decisão em falar abertamente sobre sua orientação sexual não tem nada a ver com uma possível promoção ao cargo de presidente.

“Nunca neguei ser [gay], nunca criei um personagem. Tenho orgulho dessa integridade. A minha orientação sexual não é escondida. Alguns vem com piadas, como se eu tivesse algo a esconder. [Mas] Devíamos viver em um país em que isso não fosse uma questão”, ressaltou.

Segundo o governador, seu principal objetivo como candidato é recuperar a integridade do país. Por isso, sua sexualidade não deve ser motivo de “dúvidas”, embora pretenda transformar a vida das pessoas pela sua capacidade como gestor.

Entretanto, é algo que ele precisava deixar claro para os eleitores. “Não trazia esse assunto porque queria falar mais das coisas que queria fazer [como político]. [Mas] Fiquei preocupado em como falar, porque do outro lado tem a militância que trabalha para abrir frente para as minorias”, destacou.

Bial elogiou o discurso do governador do PSDB e classificou o episódio como histórico. “Acho histórico esse momento. Há vinte nos atrás, esse fato [homossexualidade] podia acabar com a carreira de um político. Olha como o mundo mudou. Que bom que o mundo mudou!”, comemorou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade