Prestígio

Durante pandemia, TV aberta se reafirma como meio mais confiável para se informar

É o que aponta pesquisa da Kantar Ibope Media

Publicado em 22/07/2020

A cada dia a TV aberta ganha mais protagonismo. Desde março, quando os casos da covid-19 se espalharam por todo o País, são os canais abertos que desempenham o papel de informar a população diariamente.

Para se ter uma ideia da importância desses veículos de mídia, de acordo com dados do Kantar Ibope Media, a quantidade de aparelhos ligados das 7h à meia-noite aumentou 10% nos meses de janeiro a maio deste ano.

A porcentagem é obtida ao comparar-se o índice atual com o registrado no mesmo período em 2019. Isso quer dizer que cada brasileiro assistiu a cinco horas e 25 minutos de TV aberta em 2020; no ano passado, a média foi de cinco horas e doze minutos.

Para atender o público que carece de informações verídicas e atualizadas, as emissoras tiveram que se readequar a este momento ímpar. O jornalismo, com prestação de serviço, se tornou ainda mais importante. Programas e boletins especiais foram criados para dar conta de notícias que chegam de diversos países.

Segundo dados da pesquisa da Kantar Ibope Media, realizada entre 16 e 19 de março deste ano, para 77% da população a TV aparece como o meio mais confiável para se obter informações sobre o coronavírus (covid-19).

“Graças à TV aberta, que tem um alcance de 98% do território nacional, as informações têm sido passadas de forma clara e precisa – tudo o que este momento requer para evitarmos o pânico”, afirma José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

Para se aproximar ainda mais do público, os centros de produção televisivos também se adequaram a novas tecnologias. As famosas lives, que até então eram comuns na internet, passaram a permear a programação da TV aberta.

Apenas como exemplo, segundo dados consolidados do Ibope, a live da cantora Ivete Sangalo, exibida em abril pela TV Globo, teve média de 29 pontos em São Paulo, com direito a share de 45%.

Entrevistas com especialistas e convidados, diretamente de suas residências, também tem demandado o uso de plataformas de videoconferência e equipamentos adaptáveis ao “novo normal”. Todo esse esforço para preservar a saúde dos profissionais e levar ao público os fatos corretos e na hora em que eles acontecem.

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros.

É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa.

O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade