Duas décadas depois, veja os atores de Porto dos Milagres que já nos deixaram

Novela de 2001 entrou para o catálogo do Globoplay no projeto de resgate de clássicos

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na próxima sexta-feira (5), a novela Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, completa 20 anos de sua estreia na faixa das 21h da TV Globo. Nesta segunda-feira (1º), o Globoplay integrou-a a seu catálogo, como parte do projeto de resgate de clássicos da emissora carioca.

Baseada na obra de Jorge Amado – mais especificamente em Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos -, Porto dos Milagres é protagonizada por Antonio Fagundes e Marcos Palmeira. O primeiro vive Félix Guerrero, prefeito da cidade que dá nome à história, tio do pescador Guma, papel do segundo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Alguns integrantes do elenco da novela nos deixaram no decorrer dessas duas décadas. Um deles é Cláudio Corrêa e Castro, que viveu Seu Babau, dono de um bar no qual os pescadores se reuniam e pai da bela Esmeralda (Camila Pitanga).

Cláudio Corrêa e Castro em cena de Chocolate com Pimenta (Reprodução: TV Globo)

Cláudio participou de diversas novelas e minisséries nas TVs Excelsior, Tupi e Globo, como Mulheres de Areia (1973), Dancin’ Days (1978), A Gata Comeu (1985), Vale Tudo (1988) e Chocolate com Pimenta (2003). O ator faleceu em 2005, aos 77 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

A certa altura da história, a fogosa Socorrinho (Mônica Carvalho) passa a trabalhar como prostituta, atendendo pelo nome de ‘Bela da Tarde’. Ela é o oposto de sua irmã, a beata Genésia (Júlia Lemmertz). Um dos clientes de Socorrinho é o Comendador Severo, interpretado pelo ator Carlos Eduardo Dolabella.

Carlos Eduardo Dolabella interpretou Arnaldo em Por Amor (Reprodução/TV Globo)

Dolabella faleceu em 2003, aos 65 anos, e essa participação em Porto dos Milagres foi seu último trabalho na televisão. Na Globo, ele esteve em trabalhos representativos, tais como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), O Bem-amado (1973), O Astro (1977), Água Viva (1980), Amor com Amor se Paga (1984) e Por Amor (1997).

Aos 53 anos, em 2017, a atriz Solange Badim faleceu após enfrentar um câncer de pulmão. Porto dos Milagres foi sua primeira novela, na qual viveu a beata Serena, que fofocava sobre a vida dos moradores da pequena cidade.

Solange Badim (Divulgação/Globo)

Em 2012, a atriz se tornou bastante popular ao interpretar Delzuíte em Salve Jorge, novela de Glória Perez. Ela era mãe de Lurdinha (Bruna Marquezine) e mantinha um relacionamento com o malandro Pescoço (Nando Cunha).

Ator e cineasta consagrado, Hugo Carvana fez uma participação especial na primeira fase de Porto dos Milagres como o Delegado Gouveia, comparsa de Augusta Eugênia (Arlete Salles). Ele faleceu em 2014, aos 77 anos, depois de enfrentar um câncer de pulmão, a exemplo de Solange Badim.

Carvana teve momentos de grande destaque na teledramaturgia, entre os quais a série Plantão de Polícia (1979) e novelas como Corpo a Corpo (1984), Roda de Fogo (1986), O Dono do Mundo (1991) e Celebridade (2003), na qual viveu o magnata das comunicações Lineu Vasconcelos, cujo assassinato misterioso rendeu um suspense que mobilizou a audiência.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio