novela das 7

Dra. Joana em Quanto Mais Vida, Melhor!, Mariana Nunes fala sobre inspirar meninas negras com personagem

Atriz interpreta cirurgiã cardíaca na trama de Mauro Wilson

Publicado em 07/12/2021

Mariana Nunes, a dra. Joana em Quanto Mais Vida, Melhor!, estreou em novelas em 2003, mas só agora encara um papel de grande expressão. O longo e trabalhoso percurso, segundo ela, valeu a pena, principalmente por ser uma personagem que quebra diversos paradigmas: é uma mulher, médica e negra.

Em entrevista ao site Heloisa Tolipan, a atriz fala sobre a representatividade de poder dar vida a Joana. “Essa é uma personagem que eu sempre quis ver na TV, aliás, gostaria de já ter visto essa personagem na minha infância e adolescência, porque médicas negras existem há muito tempo. Claro que depois das cotas nas universidades esse número aumentou, mas acredito que a televisão tem a responsabilidade de dar mais visibilidade a essa realidade que é cada vez mais comum”, diz ela.

Na trama escrita por Mauro Wilson, Joana nutre uma paixão por Guilherme (Mateus Solano), um dos protagonistas, que é o seu chefe na clínica onde atua. Além disso, o sonho dela é exercer um trabalho filantrópico dentro do estabelecimento e quem a ajuda é justamente a mulher de seu superior, Rose (Bárbara Colen).

“A Joana é uma mulher incrível! Ama sua profissão e é uma excelente cirurgiã cardíaca. Também trabalha como voluntária num hospital público atendendo crianças. Ela é uma mulher muito ética. Tem valores muito corretos. Joana vive uma realidade muito comum a mulheres negras bem sucedidas profissionalmente: quanto mais ascensão a gente tem, menor é o nosso convívio com nossos pares. Isso tem melhorado, muito lentamente, muito lentamente. Eu, particularmente, ando muito cansada dessa realidade”, reflete Mariana.

Com toda a novela já gravada, Mariana Nunes já se programa para novos trabalhos em 2022. “No início do ano começo um trabalho longo e por isso não terei férias por agora, mas assim que acabar meu próximo projeto, meu desejo é fazer uma viagem longa”, adianta a artista, que compõe o elenco do filme Grande Sertão Veredas, de Guel Arraes e Flávia Lacerda.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade