Domingo Espetacular volta a Mariana um ano após rompimento da barragem

Publicado em 22/10/2016

Um ano após o rompimento da barragem, o Domingo Espetacular (23) volta a Mariana (MG) para mostrar a destruição do lugar, a situação dos moradores e o andamento do processo sobre a tragédia. A equipe também acompanha o curso do Rio Doce, contaminado pela lama tóxica, até o encontro de suas águas com o mar. A reportagem investiga se a natureza dá sinais de recuperação e conversa com pescadores que não conseguem comercializar os peixes da região.

No quadro 50 por 1, Álvaro Garnero desembarca em um país da América Latina que pode ser cruzado em uma viagem de carro em apenas duas horas. Apesar de pequeno, menor que muitos estados brasileiros, o lugar abriga uma das sete maravilhas da engenharia do mundo moderno, o Canal do Panamá, criado para ligar os oceanos Pacífico e Atlântico, o que o torna fundamental para o comércio mundial.

Centenário – foi inaugurado em 1914 – o Canal do Panamá é um corredor artificial de cerca de 80 km de extensão projetado para a viagem de navios de grande porte. A construção permite que o trajeto seja realizado em apenas oito horas, contra até 20 dias do caminho convencional.

O apresentador conta a história da construção da obra, uma operação complexa que levou à morte milhares de trabalhadores, e explica como funciona essa estrutura, que se assemelha a um elevador aquático, formado por comportas e eclusas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade