TV paga

Documentário 12 Moedas mostra a história das mudanças monetárias no Brasil, na HBO

Programa foge do economês e traz linguagem mais simples

Publicado em 23/11/2020

Para as pessoas que nasceram a partir da década de 90, cujas carteiras só abrigaram notas em Real, pode ser chocante descobrir que o Brasil já mudou de moeda 12 vezes desde 1822.

Esse fato é o fio condutor utilizado pelo documentário 12 Moedas, que faz parte da programação de novembro do canal HBO MUNDI, para realizar uma investigação histórica sobre como essas mudanças afetaram a economia e a sociedade brasileira.

Com linguagem dinâmica e bem-humorada, fugindo do “economês”, a produção se aprofunda nessa trajetória cheia de curiosidades. Nossa primeira moeda foi herdada de Portugal, quando o Brasil ainda era uma colônia, e também se chamava ‘Real’, mas ficou conhecida no plural – ‘Reis’.

Seguindo em circulação mesmo depois da independência, este foi o padrão monetário mais duradouro do País, com mais de 300 anos de atividade, saindo de circulação apenas em 1833.

E mais!

Entre as décadas de 60 e 80, a inflação promoveu um verdadeiro vai-e-vem na moeda brasileira. Nesse período passamos do ‘Cruzeiro’ para o ‘Cruzeiro Novo’, voltando mais uma vez para o ‘Cruzeiro’ para, finalmente, chegarmos ao ‘Cruzado’ em 1986.

Um fato interessante, que fica ainda mais evidente nessa época, é que as mudanças monetárias não são necessariamente acompanhadas pela impressão de novas cédulas. Algumas notas recebiam apenas um carimbo que apontava o novo valor, e seguiam em circulação.

Os anos 1990 chegam batendo recordes neste histórico de mudanças, totalizando quatro moedas diferentes adotadas em menos de meia década. Antes da implementação do Plano Real em 1994, que finalmente consegue controlar a inflação e perdurar até hoje, outros três padrões monetários foram adotados e substituídos com certa rapidez.

É nesse período que se encontra nossa moeda que teve vida mais curta, o ‘Cruzeiro Real’, que não chegou a passar mais de um ano no bolso da população, entre 1993 e 1994.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade