Discovery aposta em competição de DIY no inédito reality Batalha Makers Brasil

Publicado em 22/04/2019

O Discovery lança o reality de competição Batalha Makers Brasil no próximo domingo (28), às 18h. Composto por oito episódios semanais de uma hora, o programa reúne participantes entre 19 e 50 anos com habilidades em DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo).

Com apresentação de Marcelo Tas, a série desafia os participantes em batalhas individuais e em grupo. Ao final de cada episódio, um maker, como esses “fazedores” também são conhecidos, é “deletado”. A decisão de quem será eliminado fica por conta do trio de jurados: a designer Rita Wu e os educadores makers Edgar Andrade e Ricardo Cavallini.

Sob o olhar atento do trio, os makers precisam mostrar que entendem de tudo um pouco – ou muito. Da programação de computadores à marcenaria; passando por robótica, números e cálculos aos relacionamentos interpessoais. O grande vencedor leva para casa um prêmio no valor de R$ 50 mil e o título de melhor Maker do Brasil.

Não basta ter ideias criativas, é preciso confiar nos outros e ter capacidade de improviso para tirá-las da prancheta. O local de trabalho ajuda: os makers terão à disposição um laboratório completo, com ferramentas como cortadoras a laser, impressoras 3D e os mais diversos materiais, de peças novas a muita sucata.

Episódio de estreia

Batalha Makers Brasil começa com uma prova individual. Os participantes terão apenas quatro horas para criar uma cadeira a partir de um projeto básico oferecido pela produção. Essa cadeira será utilizada por eles próprios durante toda a temporada.

A chapa de madeira vem com um gabarito pré-cortado. No entanto, eles precisam incrementar o projeto, com elementos que traduzam a sua personalidade. Além de agregar um acessório funcional escolhido no laboratório.

A segunda batalha da estreia é em grupo e Marcelo Tas dará ao vencedor da prova anterior a vantagem de escolher quais serão seus colegas de equipe. Os dois times devem dar vida a uma máquina de pinball, criando as próprias peças e dispositivos eletrônicos para irem além do protótipo fornecido.

Ao menos um item feito na impressora 3D deve ser utilizado. O prazo é de apenas sete horas e, ao final desse período, o trio de jurados vai “deletar” um dos makers.

Batallha Makers Brasil é uma produção da Academia de Filmes para o Discovery. Paulo Roberto Schmidt é o produtor; Fabio Ock o diretor. Para a Discovery Networks, Michela Giorelli é vice-presidente de produção e desenvolvimento, Adriana Cechetti é diretora de produção e Sergio Zeigler é supervisor de produção.

Sobre os makers

  • Ana Borba– Engenheira Civil e especialista em Upcycling, 47 anos
  • Deriel Huber-  Estudante de Eng. Mecânica, 24 anos
  • Djalma Ladim– Marceneiro e Designer de Produto, 42 anos
  • Gabriel Checchinato – Estudante de Eng. Mecatrônica, 19 anos
  • Iane Cabral– Designer de Wearables, 29 anos
  • Marcio Okabe – Origamista e Educador Maker, 50 anos
  • Maurício Oliveira– Prof. Arquitetura e Urbanismo, 36 anos
  • Febronio – Cenotécnico e Artista Audiovisual, 45 anos
  • Rafael Arevalo– Maker, 31 anos
  • Sol Santin– Artista Multimídia e Maker, 46 anos

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade