Diretor Rodrigo Cebrian fala sobre novo Que Mundo É Esse? no Japão: ‘Muita coisa da cultura geek’

Games, mangás e animes, que representam a cultura do país, estão no programa

Publicado há 4 meses
Por Renan Vieira
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O diretor do Que Mundo É Esse?, da GloboNews, Rodrigo Cebrian, falou sobre a nova temporada do programa, que conta com cinco episódios no Japão e tem exibição no Globoplay. Os documentários mostram a pandemia do novo coronavírus no país, além de trazerem a cultura geek.

Em entrevista, Cebrian garantiu que a nova série tem muita coisa interessante desse universo, com personagens de game, animes e mangás. Para ele, o programa mostra o Japão em uma nova era de um jeito novo. Confira.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como surgiu a ideia de gravar a nova era no Japão no ano dos Jogos Olímpicos?

A gente sabia que, com a mudança do imperador, isso teria um significado muito importante para a cultura e toda comunidade japonesa. Eles chamam de ano zero exatamente por ser uma nova era. É a chance deles de reverem vários conceitos da sociedade japonesa, desde a relação com as mulheres até as relações com o trabalho e muito mais.

Como tínhamos feito na Rússia alguns meses antes da última Copa do Mundo, achamos interessante dissecar o Japão nessa nova era de um jeito novo. A gente queria ir lá e mostrar um país diferente, pelas pautas que já conhecíamos, mas através de uma nova visão.

André Fran, Rodrigo Cebrian e Michel Coeli, do Que Mundo é Esse? (Reprodução)

Você já tinha visitado o país anteriormente? O que mais chamou mais sua atenção nesse “novo” Japão?

Eu tinha ido há 15 anos e, obviamente, foi muito diferente essa nova visita. Ao fazer o ‘Que mundo é esse?’, a gente se aprofunda em várias pautas e não apenas em um assunto específico.

Além disso, o que chamou atenção foi o esforço deles para receber os jogos olímpicos, que será um primeiro evento de escala mundial em que receberão pessoas de vários países. Eles estão com uma preocupação muito grande na imagem do Japão como um povo receptivo, já que os japoneses têm uma fama de serem mais fechados.
 

O que o telespectador pode esperar dessa nova temporada?

Tem muitos assuntos interessantes que o público de casa vai adorar. Desde o início da pandemia, que tivemos a oportunidade de vivenciar de perto com o navio, como o costume natural de higiene dos japoneses, que todo o planeta está tendo que praticar com mais rigidez a partir de agora.

O programa também terá muita coisa interessante da cultura geek e da mistura de personagens de videogame com mangás e animes. Quem tiver a curiosidade de enxergar a cultura japonesa de uma forma diferente, o ‘Que Mundo É Esse?’ vai ser muito interessante e surpreendente.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais