“Diferente”, novo jornal da Globo surgiu na Bahia e estreia no próximo sábado

Publicado em 19/08/2018

“É um telejornal, mas de uma forma diferente”. Foi este o recado que, a todo tempo, a TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, falou para apresentar sua versão do “Bom Dia Sábado”, novo telejornal da emissora carioca.

Conforme revelou a TV Bahia na última quinta-feira (16) em apresentação do telejornal para poucos convidados na sede do canal, em Salvador (BA), a ideia do “Bom Dia Sábado” surgiu na Bahia, sendo desenvolvida no mês de abril.

Mas a ideia agradou tanto a Globo quando foi apresentada para a rede, que a ideia virou nacional. Além de estrear no estado onde foi criado, o telejornal vai ao ar no próximo dia 25 de agosto em mais três estados, pelo menos. Ao longo do segundo semestre, o telejornal toma o restante do Brasil.

Veja mais: SBT faz campanha para o Criança Esperança em suas redes sociais e Globo agradece

O Observatório da Televisão apurou que a EPTV de Campinas (SP) e a TV Sergipe, de Aracaju, também estreiam suas versões no mesmo dia que a TV Bahia – no próximo dia 25, um sábado, mas em outros horários.

Quem conta como surgiu a ideia é Eurico Meira, diretor de jornalismo da TV Bahia/Globo. “A gente começou a pesquisar o comportamento do público. E identificamos que o público do sábado tem muita atividade. Em Salvador, no sábado, o público não fica em casa. Ele vai resolver sua vida. Mas tem um outro público imenso que vai trabalhar. E nós, no sábado da manhã, estávamos fora do ar com jornalismo. Tinha um outro conteúdo, que é o entretenimento. Percebemos que tinha uma oportunidade no sábado, e aí surgiu a ideia”, contou.

Veja também

Sem chance na Rede Globo, Emilly Araújo é nome forte no Dancing Brasil

Menino que virou meme na web aparece em campanha da Globo pedindo respeito

Como vai ser a estréia em Salvador do “Bom Dia Sábado”

Todavia, em Salvador, o jornal vai ao ar das 8h30 às 9h. A apresentação será de Silvana Freire (ex-âncora do “Bahia Meio Dia”) e Eduardo Oliveira (ex-repórter do “Globo Esporte”). Na última quinta-feira (16), para quatro veículos de comunicação – incluindo o Observatório da Televisão – a TV Bahia apresentou o seu projeto que ganhou o Brasil.

Vimos o cenário em primeira mão, que conta com um conceito de conectividade, com linhas ligando umas as outras – a pedido da TV Bahia, não foi possível tirar fotos nesta visita, para manter o segredo.

Entretanto, o que foi possível ver é que o branco, amarelo e laranja predominam. Zé Eugênio, videografista da emissora e responsável pelo cenário, contou qual foi a sua ideia para a realização do trabalho.

“Nos baseamos neste conceito de tudo estar conectado. Conexão entre as pessoas, entre o jornalismo e o público de casa, até mesmo entre os fios do nosso crânio. É pra mostrar que o telejornal quer se conectar com as pessoas”, afirmou.

Chegamos aos estúdios pouco depois de Silvana Freire concluir o piloto. Sorridente e animada, a apresentadora explica o seu papel no novo programa – além de apresentar, ela irá produzir e reportar uma matéria com um assunto aprofundado que mais deu o que falar na semana.

“A gente chama de ‘Um assunto da semana’. É uma reportagem aprofundada sobre algo que mostramos durante a semana, mas com um fato novo, um fato que não foi mostrado anteriormente pelos nossos telejornais, aprofundando mesmo”, afirmou uma das âncoras do projeto.

Já Daniela Silva, editora-chefe do telejornal, comenta que a matéria prima do programa será a notícia, mas que o modo de apresentar, de fato, será mais leve: “O que estiver acontecendo na cidade e no estado, a gente vai mostrar. E fora isso, vamos costurar com a previsão do tempo, uma agenda cultural diferenciada, vamos ter ao vivo no interior, a gente vai ter muita informação. Fora isso, teremos sempre uma matéria ou uma entrevista bem legal”.

Silvana Freire e Eduardo Oliveira (Reprodução/TV Bahia)
Silvana Freire e Eduardo Oliveira ReproduçãoTV Bahia

Eduardo Oliveira é a grande novidade do “Bom Dia Sábado”

Contudo, a grande novidade é o conceito de Eduardo Oliveira. O ex-repórter do “Globo Esporte BA” apresentará o telejornal diretamente de um lugar importante da cidade, chamando matérias e interagindo com Silvana Freire, que fica no estúdio.

No entanto, quem explica o conceito de Eduardo Oliveira apresentar o telejornal na rua é Eurico: “Estamos pensando em fazer tudo diferente. E quando pensamos na apresentação, pensamos nisso, como poderíamos ter uma apresentação diferente. Temos a nossa casa, o nosso estúdio. E temos a cidade, que é a casa de todo mundo”.

Entretanto, o executivo continua: “o apresentador não vai ser um repórter, vai ser um apresentador mesmo. Pra o projeto, estamos estreando um microfone especial, uma outra lapela, que tem alta precisão. Ele capta o som direcional da boca de quem está falando, e não capta o ruído do ambiente”.

Depois de chegar da rua, Eduardo Oliveira explica sobre sua parte no projeto. Antes de vir para Salvador, ele trabalhou em jornalismo geral e em um programa de entretenimento na afiliada da Globo em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado da Bahia.

“O convite partiu do Eurico Meira, exatamente porque, eu não sei (risos). Eu realmente não acho que tenha isso de jornalismo esportivo, jornalismo normal… É a mesma coisa. Se eu for fazer economia, o modo é a mesmo. Sobre apresentar na rua, de fato não é muito comum. É um desafio para todo mundo. Aqui, a gente vai aprender como se faz algumas coisas. Tanto que muito desse formato será aproveitado fora. Eu estou extremamente empolgado, ansioso. Estou nervoso, ansioso, mas acho que vai dar muito certo”, conclui ele.

Silvana Freire e Eduardo Oliveira serão os apresentadores do "Bom Dia Sábado" na TV Bahia (Reprodução/Instagram)
Silvana Freire e Eduardo Oliveira ReproduçãoTV Bahia

Silvana Freire celebra liberdade no Bom Dia Sábado

Conforme a própria Silvana Freire falou, a maior alegria até agora foi ter uma grande liberdade para apresentar, sem ser tão presa ao TP (teleprompter). Ela relembra que já houve essa desconstrução ao fim de sua passagem no “Bahia Meio Dia”, ao fim do ano passado, mas que tem gostado da maior liberdade que tem tido.

Vale ressaltar que a liberdade no “Bom Dia Sábado” será tamanha, que Silvana Freire fará o jornal sem qualquer tipo de texto na câmera que a filma. A jornalista diz que isso faz bem mais seu estilo.

“Eu gosto muito disso, porque faz muito mais meu estilo. Eu sou de falar, de conversar, de gesticular, de brincar. Se me der corda, tem que puxar, porque eu vou ficar gargalhando lá (risos). Mas isso é massa, hoje a gente conseguir ser mais natural, dizer as coisas que eu gosto ou não gosto. Brincar mais”, concluiu.

Anote na agenda: “Bom Dia Sábado” estreia na TV Bahia/Globo, no próximo sábado, dia 25 de agosto, a partir das 8h30.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade