CAUÃ REYMOND

Diferenças sociais: entenda a caracterização dos gêmeos protagonistas de Um Lugar ao Sol

Profissionais da Globo explicam o processo de criação

Publicado em 29/10/2021

As personalidades de cada personagem de Um Lugar ao Sol estão refletidas no figurino e na caracterização. Isso poderá ser acompanhado de perto pelos telespectadores a partir do dia 8 de novembro, quando estreia a novela de Lícia Manzo na faixa das 21h, na Globo.

Durante as gravações, ao longo da pandemia, as equipes da novela tiveram que buscar formas criativas para se adaptar às normas de segurança e dar continuidade aos trabalhos. “Um dos nossos desafios foi conseguir entregar os figurinos propostos para cada personagem em condições que atendessem nosso protocolo de higienização, sem alterar ou ruir o estilo e a essência de cada personagem”, conta Antônio Medeiros, responsável pelo figurino da novela.

Núbia Maísa, que concebeu a caracterização ao lado de Simone Batata, complementa: “Tivemos que nos reinventar: manter distanciamento, usar álcool e máscara o tempo todo, além de macacões e aventais.” Apesar dos desafios, a jornada foi concluída com sucesso e o público poderá conferir na tela o resultado do trabalho dessas equipes.

Christian e Renato

Entres as composições feitas está a dos gêmeos Christian e Renato, ambos vividos por Cauã Reymond. “Para construção do figurino desses personagens, partimos do ponto de origem dos universos que estamos retratando. Existe uma linha social que os distancia, mas que em algum momento na trama colide”, diz Antônio Medeiros, referindo-se ao encontro dos irmãos separados logo que nascem e que cresceram em realidades diferentes.

“Christian é o gêmeo que cresce em Goiânia. Pensamos em retratá-lo como parte desse universo, ambientá-lo como parte desse lugar, traçando recortes, influências, em um imaginário estético de composições e montagens sobrepostas de figurinos e peças desgastadas pelo tempo, levemente tingidas, em paleta de cor terrosa, com lavagens, para acentuar sua personalidade resiliente, contornando, assim, uma série de simbolismos que transmitissem a sua posição social, e retratasse a subjetividade de seu personagem“, explica o figurinista.

“Já Renato é o irmão gêmeo adotado por uma família rica carioca, ambientada na Zona Sul do Rio. Novamente, construímos o figurino do Renato em seu ambiente. Traçamos os recortes de distanciamentos sociais dos irmãos, assim como o desdobramento entre os universos que orbitam, influenciando seus costumes. A paleta de cor do Renato flerta com os pretos e com jeans estonados”, especifica o profissional da Globo.

Quanto à caracterização dos protagonistas encarnados por Reymond, Núbia destaca as diferenças que envolvem detalhes sociais, afinal, um é de classe baixa e outro da ‘high society’: “Nas cenas em que tem 18 anos, Christian usa uma peruca com divisão lateral e naturalmente penteada, com aparência de um rapaz simples. Por outro lado, para o Renato, um rapaz rico, inconsequente, que tem tudo de melhor, apesar de nunca ter trabalhado ou estudado, optamos por uma peruca com corte médio, cacheado, mais despojado, além de uma tatuagem de um corvo nas costas”, justifica ela.

Com uma passagem de tempo de 18 anos, os personagens apresentam mudanças na caracterização também, segundo Núbia, torna-se mais ‘prática’, “pensando em viabilizar as trocas durante as gravações, já que teríamos um ‘terceiro’ personagem, desde o momento em que um assume o lugar do outro”, pontua.

Leia também: Um Lugar ao Sol começa com morte no parto, irmãos separados e passagem de tempo de 18 anos

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade