A voz é delas!

Dia da Mulher tem edição especial do Em Pauta na GloboNews

Aline Midlej e Ana Paula Araújo assumem a bancada

Publicado em 04/03/2021

Uma data para celebrar as conquistas femininas e lembrar que, na luta pela igualdade entre os gêneros, ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Em Pauta, da GloboNews, terá uma edição especial, às 20h, comandada por Aline Midlej e Ana Paula Araújo.

Com a participação de Zileide Silva, Lilian Ribeiro, Flávia Oliveira, Mônica Waldvogel, Eliane Cantanhêde e Sandra Coutinho, o programa vai discutir temas como violência contra a mulher, a presença feminina em espaços de poder e oportunidades no mercado de trabalho.

Eu adoro o Em Pauta, sou telespectadora assídua, e será uma honra participar do programa, ao lado de tantas mulheres que admiro. Desigualdade e violência de gênero estão presentes na vida das mulheres e desde muito cedo, no ambiente familiar, na escola, no trabalho. Precisamos falar sobre isso para lutar por mudanças”, afirma Ana Paula.

Aline Midlej reforça a importância do especial: “O Em Pauta será um belo palco de exposição e reafirmação do que a GloboNews já é todos os dias: um canal com muita força feminina. Teremos na noite do dia 8 uma alta concentração de talento, energia e análise para o nosso público. Mais um dia para caminhar com firmeza na direção da igualdade. Ser uma das anfitriãs desse encontro é uma honra. Aprendo com elas todos os dias”.

Mas as comemorações pelo Dia da Mulher no jornalismo da Globo começam já na véspera. O Antena Paulista de domingo (7) exibe uma reportagem sobre a importância das mulheres cientistas que são maioria no mundo acadêmico.

No fim do dia, o Fantástico relembra um dos grandes exemplos da luta feminina por espaço: a americana Hattie McDaniel, primeira mulher negra a ganhar o Oscar, por seu papel em E o Vento Levou…. A história da atriz, narrada por Isabel Fillardis, será retratada em animação no novo episódio de  Mulheres Fantásticas.

Também no quadro, a apresentadora Poliana Abritta entrevista a bailarina Ingrid Silva, carioca do Morro da Mangueira que brilha no Dance Theatre of Harlem, em Nova York, e se tornou a primeira negra a ter uma sapatilha personalizada para sua cor de pele.

Na segunda-feira (8), o Bom Dia São Paulo exibe duas matérias especiais. Uma sobre a desconstrução feminina na última década, a aceitação do corpo e a inclusão do que era considerado ‘fora de padrão’;  outra sobre mulheres que batalham trabalhando na madrugada como porteiras de condomínio, agentes de segurança, farmacêuticas e frentistas.

Bom Dia Rio estreia o quadro S.O.S Mulher, que trata da violência de gênero, com informações para que as mulhere/s se mantenham seguras. Já o Bom Dia Brasil explica os principais gargalos no cumprimento da Lei Maria da Penha e porque ainda há tantos casos de feminicídio no país.

A repórter Carol Ianelli mostra no SP1 como um grupo formado por 100 mulheres do bairro de Jardim Lapena, da região de São Miguel Paulista, se uniu para dar a apoio à comunidade mais vulnerável do bairro. Além disso, o jornal exibe pílulas retratando a diversidade feminina na cidade de São Paulo.

RJ1 exibe, ao longo do mês, matérias exaltando projetos culturais idealizados por mulheres em diferentes comunidades da cidade. Já no SP2, a repórter Laura Cassano foi às ruas para gravar com mulheres que, durante a pandemia, tiveram que exercer diferentes papeis ao mesmo tempo.

Portal de notícias da Globo, o G1 publica no dia 8 a primeira de cinco reportagens com empreendedoras que fazem parte de projetos voltados para ajudar outras mulheres em situações de vulnerabilidade. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade