Dezembro vermelho: relembre personalidades que morreram em decorrência da aids

Publicado em 10/12/2016

Os três últimos meses do ano são marcados pela conscientização e a prevenção de doenças que quando não diagnosticadas e principalmente tratadas podem levar à morte. Outubro Rosa, mama, novembro azul, próstata, e dezembro, aids.

A TV é sem dúvida um dos meio mais utilizado para levar informação qualificada e simples a milhões de brasileiros. Programas como Bem Estar, Fantástico, Domingo Espetacular, Hoje Em Dia, Mais Você, entre outros são fundamentais para um país tão grande como o nosso sem acesso adequado a serviços básicos.

Infelizmente, tratar e prevenir às vezes não é suficiente. Chega uma hora em que a luta contra a doença é maior. O que não pode faltar é vontade de vencer e mecanismos que alimentem essa luta, no caso atendimento digno por parte do Estado. Ah, e conscientização é claro.

Separamos uma lista de personalidades da TV que nos deixaram por conta do vírus da aids:

Ídolo e galã nos anos 50 e 60, o ator de Hollywood Rock Hudson morreu em 1985.

Hulton Archive Getty Images

Um dos maiores cantores dos últimos tempo e ex-vocalista do Queen, Freddie Mercury faleceu em 1991.

bxoqlh257lyrobod1zfkv26vl
Freddie morreu aos 45 anos Reprodução

Praticamente todas as gerações já ouvi falar em seu nome. Cazuza deixou um legado ímpar para a cultura brasileira. Em 1989, o cantor declarou ser portador da doença. Morreu um ano depois aos 32 anos.

A família do cantor mantém uma fundação com o seu nome para ajudar pacientes Divulgação

Suas canções embalam gerações, viram trilhas de filmes e novelas. Renato Russo morreu aos 36 anos. Nunca falou sobre a doença.

Renato nunca se manifestou sobre a sua doença Reprodução

Lauro Corona dava expediente em uma trama de Bendito Ruy Barbosa, Vida Nova em 1989, quando precisou se afastar para tratar a doença. Morreu aos 36 anos.

Lauro Corona deixou as gravações de uma novela para se tratar Memória Globo

Um dos personagens mais queridos do infantil Castelo Rá Tim Bum, da TV Cultura, interprete do Etevaldo, o ator Wagner Bello morreu aos 34 anos.

Interprete do personagem Etevaldo morreu em 1994 TV Cultura

Claudia Magno era uma das atrizes mais queridas dos anos 90. Atuou em Champgne, Roda de Fogo, Um Sonho a Mais, Tieta, Felicidade, Sonho Meu entre outras. Claudia morreu aos 34 anos.

Claudia estava no ar quando precisou se afastar para tratar a doença GloboReprodução

A morte da atriz foi anunciada pelo Jornal Nacional:

Rodolfo Bottino ficou conhecido por sua participação em Anos Dourados, Livre Pra Voar, Ti Ti Ti, Pátria Minha, Agosto, e também por comandar um programa no canal Shoptime.

Bottino também foi Chef de Cozinha Divulgação

Uma de suas últimas participações na TV foi no Estrelas de Angélica:

Sandra Bréa foi uma das atrizes mais completas do pais. Atuou em muitas novelas, peças e filmes. Na Globo fez O Pulo do Gato e Memórias de Amor, Morreu em 2000 aos 47 anos.

Sandra foi um ícone dos anos 80 e 90 GshowGlobo

Formas de contágio segundo o Portal do Ministério da Saúde

Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

  • Sexo sem camisinha – pode ser vaginal, anal ou oral.
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação – também chamado de transmissão vertical.
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (136).

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade