Artifício comum

Destaque em Um Lugar ao Sol, troca entre gêmeos já estava em alta nas novelas do Canal Viva

Da Cor do Pecado e Paraíso Tropical retratam a mesma história

Publicado em 18/11/2021

Está longe de ser novidade a presença de personagens gêmeos em novelas. Assim como em Um Lugar ao Sol, diversas tramas já usaram esse recurso.

Grande parte das histórias foca na dualidade entre os irmãos. Se por um lado há o gêmeo bom e o gêmeo mau, por outro é comum os usurpadores, ou seja, quando um toma o lugar do outro.

Na trama de Lícia Manzo, Christian e Renato, vividos por Cauã Reymond, foram separados assim que nasceram. Enquanto um foi criado em um orfanato, o outro cresceu na riqueza.

Mas tudo muda quando Christian encontra Renato. Uma tragédia acontece, o gêmeo rico morre e o outro se aproveita para se apoderar de sua vida, gerando uma grande reviravolta.

Se na Globo a trama inédita está chamando atenção do público, no Canal Viva duas reprises usam o mesmo artifício, começando por Da Cor do Pecado.

Perto do fim, o folhetim destaca a história dos gêmeos Paco e Apolo, vividos por Reynaldo Gianecchini. Nesse caso, Apolo é dado como morto e Paco usurpa a vida do irmão após uma grande confusão do destino.

Entretanto, eles se conhecem no final da novela. Apolo ressurge vivo e Paco é desmascarado após fingir ser o irmão, que foi criado pela mãe biológica, Edilásia (Rosi Campos).

Já em Paraíso Tropical, reapresentada atualmente, Paula e Taís (Alessandra Negrini) também se conhecem na fase adulta. Elas possuem personalidade e caráter distintos.

Enquanto Paula é honesta, Taís faz de tudo para se dar bem. A vilã é capaz até de sumir com a irmã para assumir o lugar dela e assim conseguir subir na vida.

O plano, porém, não dá certo. Paula sobrevive e volta se passando por Taís, em um embate épico que foi um dos pontos altos da novela.

Assista ao vídeo e relembre outros casos de gêmeos na dramaturgia:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade