Designers de Interiores se revoltam com A Dona do Pedaço e divulgam nota de repúdio

Publicado em 01/08/2019

Os designers de interiores brasileiros estão revoltados pela forma como a profissão está sendo retratada na novela A Dona do Pedaço, escrita por Walcyr Carrasco para o horário das 21 horas da Globo. Uma nota de repúdio está sendo postada nas redes sociais de vários profissionais por conta da personagem Stephanie, interpretada pela atriz Daniella Galli.

No principal folhetim da Globo, Stephanie é uma pessoa sem escrúpulos. Juntamente com Josiane (Agatha Moreira), as megeras estão armando um golpe para tirar dinheiro da mãe da vilã, a protagonista Maria da Paz (Juliana Paes). Stephanie passou a superfaturar o valor das reformas que sugeriu para melhorar o ambiente da casa da boleira.

Parte do dinheiro vai para Josiane. Enquanto isso, outra metade vai para Stephanie. Com isso, sua comissão final subiria bastante. O fato, claro, fere o código de ética da profissão. Mas quem trabalha na área não gostou nada de como sua profissão é retratada no principal horário da TV.

Vários profissionais da área se uniram e criaram uma nota de repúdio pela trama de Stephanie. Tal nota foi postada primeiramente na conta do Instagram @desingdeinterioresbr, mas já foi republicada por inúmeros designers no Facebook e no WhatsApp.

Josiane (Agatha Moreira), Sthepanie (Daniela Galli), Maria da Paz ( Juliana Paes ) e Régis ( Reynaldo Gianecchini ) entra em A Dona do Pedaço (Divulgação/Globo)

No texto, é apontado que, desde a entrada da personagem, existem vários equívocos no texto e na interpretação da atriz sobre o que faz um designer de interiores.

“Desde seu surgimento na trama, ela apresenta erros grotescos sobre o labor do profissional e nas relações com os clientes numa clara demonstração, tanto da atriz quanto dos autores, de absoluto desconhecimento e desdém com tão importante profissão”, diz parte da nota.

Novelas de Walcyr Carrasco na Globo já desagradaram outras profissões

Não é a primeira vez que Walcyr Carrasco desagrada profissionais em suas novelas. Sua última no horário nobre, O Outro Lado do Paraíso, teve notas de repúdio das classes de enfermeiros e de psicólogos por tramas que ocorreram na novela. Nada disso impediu que O Outro Lado do Paraíso fosse um sucesso.

Procurada oficialmente pelo Observatório da Televisão para comentar o assunto, a Globo preferiu não comentar a nota.

Leia a nota dos designers de interiores contra A Dona do Pedaço na íntegra:

“O Design de Interiores Brasil vem a público repudiar de forma veemente a forma grotesca com que a nossa profissão está sendo apresentada na novela A Dona do Pedaço, da Rede Globo. A personagem Stephanie, interpretada pela atriz Daniela Galli, é uma representação caricata e desrespeitosa a toda a comunidade acadêmica e profissional do Design de Interiores brasileiro e internacional. Desde seu surgimento na trama, ela apresenta erros grotescos sobre o labor do profissional e nas relações com os clientes numa clara demonstração, tanto da atriz quanto dos autores, de absoluto desconhecimento e desdém com tão importante profissão. Stephanie está anos luz distante do que prega o código de ética profissional do Design de Interiores – e de qualquer outra profissão – além de não representar a seriedade e competência destes profissionais que, ao contrario do apresentado, nada impõem. Pelo contrário, investigam (briefing) as necessidades (problemas) dos clientes afim de propor as melhores soluções. Repudiamos, novamente, a personagem e exigimos retratação! Acrescentamos que não somos apenas decoradores (que é uma pequena parte de nosso trabalho). E também, que ‘arquitetura de interiores’ não existe!”

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade